Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

04/02/2014

Agenda pronta para Caraá, Rolante, Estância Velha, Novo Hamburgo e Canoas

A diretoria do Comitesinos e as comunidades de Caraá e Rolante bateram martelo ontem (dia 3) sobre as datas de mais duas reuniões do processo de mobilização social para o Plano de Bacia do Rio dos Sinos. Com isso, ficou completa a programação dos encontros comunitários para o Enquadramento das Águas dos cinco novos cursos definidos pela plenária do Comitê de Bacia para terem atenção especial nessa etapa do Plano. O acerto desta segunda-feira saiu em reuniões preparatórias com representantes dos Legislativos e Executivos municipais, além de entidades como Emater, Sindicato Rural e outras. Os encontros ocorreram nas Câmaras de Vereadores de Rolante (pela manhã) e Caraá (à tarde).

Com isso, ficou definido que a reunião para o enquadramento do Rio da Areia será no dia 10 de março, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Rolante. Já em Caraá, o encontro sobre o enquadramento do Arroio Caraá ficou para o dia 11 de março, às 19 horas, na Câmara de Vereadores do município. As reuniões são para moradores de todos os municípios banhados pelos cursos d´água.

 IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO

Nas conversas de ontem, o presidente do Comitesinos, Arno Kayser, explicou o funcionamento do processo de elaboração do Plano de Bacia e a importância da etapa do Enquadramento das Águas. Ele lembrou que a inclusão dos novos cursos na lista de enquadramentos foi definida em assembleia do colegiado da entidade, levando em conta sua importância para o desenvolvimento sustentável da região. “Foram acrescentados os mais emblemáticos e possíveis de serem trabalhados no prazo que ainda temos para o fechamento do Plano de Bacia (que é até julho deste ano)”, ressaltou Kayser.   

Paralelo aos encontros sobre os novos enquadramentos, que vão ocorrer também em Estância Velha, Canoas e Novo Hamburgo (veja a programação abaixo), serão atualizados os enquadramentos dos rios dos Sinos, Paranhana, da Ilha e Rolante, que foram feitos entre 2000 e 2002.

O Enquadramento é uma etapa crucial do Plano de Bacia. Nela, a comunidade discute a situação atual e as metas de qualidade das águas de seus rios e arroios, considerando os usos previstos para cada trecho. Isso não só vai guiar as ações de preservação e recuperação ambiental em toda a região nas próximas décadas (o Plano de Ações, que é a etapa seguinte dos trabalhos), como vai regrar as atividades econômicas em cada trecho.

 VEJA COMO FICOU A AGENDA DE REUNIÕES:

RIO DA AREIA – 10 de março, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Rolante

ARROIO SAPUCAIA – 11 de março, horário a definir (manhã ou tarde), no Auditório da Refap, em Canoas

ARROIO CARAÁ – 11 de marco, às 19 horas, na Câmara de Caraá

ARROIO ESTÂNCIA VELHA/PORTÃO – 12 de março, às 14 horas, na Câmara de Estância velha.

 ARROIOS PERI, PAMPA E LUÍS RAU – 13 de maerço, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul