Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

11/05/2014

Banner e mapas entregues, segue a prática da Oficina de Projetos

Os professores do Projeto Dourado receberam, na última semana, seus banners de município parceiro da iniciativa e também novos mapas do projeto Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município. A entrega dos kits ocorreu durante o encontro mensal do Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia do Sinos (PPEA), patrocinado pela Petrobras. O encontro, na sede do Comitesinos, serviu também para esclarecimentos de dúvidas e apoio aos professores que estão na etapa prática da Oficina de Elaboração e Execução de Projetos.

Os banners servirão para identificar as ações do PPEA nos eventos e programações realizadas em cada cidade. Já os mapas são um reforço ao material entregue em 2011, quando foi os coordenadores locais do Dourado receberam uma concepção artística da cartografia de cada município. Os mapas, concebidos para educação ambiental, identifica os cursos d´água e os principais pontos de referência de cada comunidade.

 OFICINA

Já a Oficina Projetos vem ocorrendo desde o ano passado, ensinando aos professores como elaborar projetos para captar recursos junto a entidades públicas e privadas, através de editais ou programas de responsabilidade ambiental. Depois das etapas em sala de aula, quando aprenderam a identificar ações que aliassem educação ambiental a recuperação ou preservação junto a suas comunidades, agora a turma está colocando em prática seus projetos.

Isso contando com um recurso de R$ 10.833,33, repassado pelo PPEA (dentro do patrocínio da Petrobras) para cada iniciativa. Dinheiro que está sendo reforçado com outras parcerias buscadas pelos professores em suas comunidades – o que, aliás, também faz parte do aprendizado. As atividades da Oficina estão a cargo do professor Paulo Fernando Saul, com auxílio da secretária administrativa do Comitesinos, Débora Cristina da Silva.

Até novembro, os participantes devem fazer o fechamento das atividades propostas em seus orçamentos. “Aí vamos entrar no módulo de prestação de contas, onde cada um vai fechar seu relatório final”, conta o professor Paulo Saul, que está fazendo visitas in loco a cada projeto. Dos 15 municípios que integram hoje o Dourado, seis participam da Oficina de Projetos: Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga e Sapucaia do Sul, que já receberam a visita técnica, e Taquara, Igrejinha e Portão, que devem ser visitados nas próximas semanas.

INICIATIVAS

A iniciativa proposta por Santo Antônio é a criação de um Centro Ambiental, a partir de uma antiga escola agrícola desativada. “Além da reforma da sala de aula, eles estão preparando uma trilha ecológica e ainda vão reativar o Horto Florestal”, conta Saul. Em Sapucaia do Sul, o projeto é revitalizar um trecho de margem do Arroio José Joaquim. “A intenção é fazer da iniciativa um piloto para ser replicada em outros pontos do município”. E, em Sapiranga, a meta é criar uma estrutura dentro do Centro Ambiental para o reaproveitamento dos resíduos de podas urbanas. “O foco é a compostagem, para ser usada na produção de mudas”, conta o coordenador das oficinas.

Já em Igrejinha, o exercício do projeto Dourado consiste em reforçar o conhecimento dos professores locais sobre a realidade ambiental do município e suas características. Já em Taquara, a ação está sendo na comunidade de Olhos D´Água, formando agentes para o controle dos poços e nascentes situados na localidade. No caso de Portão, o projeto local visa a fazer um levantamento indicando quais espécies nativas fazem parte da vegetação arbórea do município.

“Apesar dos professores terem que encerrar os relatórios das atividades feitas com o recurso repassado, isso não significa encerrar os projetos”, ressalta o professor Saul. Até porque todas estão tendo outros apoiadores locais, como prefeituras, Emater, que podem dar longevidade às iniciativas. “Eles vão, então, prestar contas de uma etapa que teve patrocínio da Petrobras através do PPEA e seguirão para as etapas seguintes de seus trabalhos, com os outros apoiadores e buscando novos patrocínios.” Como, aliás, tem ocorrido com o próprio Projeto Dourado no passar dos anos.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul