Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

09/04/2015

Capacitação do Projeto VerdeSinos inicia com alunos de Novo Hamburgo

Começaram no dia 8 de abril as capacitações do Projeto VerdeSinos, com os alunos das escolas municipais de ensino fundamental Machado de Assis, Senador Salgado Filho, Elvira Brandi Grin e Francisco Xavier Kunst, totalizando 45 crianças que participam das atividades no turno da manhã e da tarde. Os encontros estão programados para as quartas-feiras, uma vez por mês, e serão realizados no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande. As capacitações são feitas  pelos integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental do Município (CGEANH), composto por servidores da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto. O Projeto VerdeSinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe), e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Os alunos participarão de nove encontros, onde serão tratados assuntos como fauna, flora, ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica e outros. Além disso, as crianças terão oficinas, saída de campo e um seminário de encerramento. “Hoje está sendo o início do curso, eles receberam o uniforme e as orientações de como serão os encontros, plantaram uma muda de Angico, simbolizando o começo da aprendizagem. Além disso, aprenderam durante a oficina sobre o uso consciente da água”, salientou a coordenadora do CEAES, Solange Mânica. Nessa edição, o foco é capacitar multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia dos Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes, e nascentes na área rural. “Acho muito bom atividades como esta, eu estou aprendendo novos assuntos, e com isso, vou tentar mudar as nossas atitudes”, comentou o aluno da EMEF Senador Salgado Filho, Weslley de Souza Klazer, 13 anos.

Ao todo, o Projeto VerdeSinos capacitará 236 pessoas, sendo alunos da Rede Municipal de ensino, agricultores, agentes de saúde, técnicos e professores. A segunda turma de crianças que participará das capacitações iniciará as atividades no dia 17 de abril. Com um total de 100 jovens, os encontros, que ocorrerão nas sextas-feiras, reunirá as escolas municipais de ensino fundamental Monteiro Lobato, Adolfina J. M. Diefenthaler e Bento Gonçalves. As capacitações também acontecerão no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), e seguirão com o mesmo cronograma de aprendizagem. “Ao final dos nove encontros, os alunos das duas turmas, sairão da capacitação com um plano de ação para melhorar os arroios próximos das suas escolas”, complementou Solange.

Inscrições abertas
Técnicos, agentes de saúde da família, agricultores, pastorais da saúde, agentes ambientais e comunidade interessada podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar da capacitação de adultos do Projeto VerdeSinos. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para o curso que acontecerá nas sextas-feiras pela manhã. A capacitação terá início no dia 15 de maio e será realizada no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e na região do Wallahai, em Lomba Grande. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CEAES: 9850-0366 ou com o Carlos Rocha da EMATER: 9168-1016.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul