Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

14/01/2020

Comitesinos promove acordo inédito entre Usuários da Água em Santo Antônio da Patrulha

Medida emergencial para garantir vazão da água no ponto de captação da Corsan garante manutenção do abastecimento da população e aproxima setores que retiram água do Sinos

 

O Comitesinos promoveu um acordo inédito, em 8 de janeiro, com os Usuários da Água* de Santo Antônio da Patrulha. A entidade reuniu poder Executivo, operadora de saneamento, arrozeiros e IRGA para construir uma solução emergencial à redução do volume de água no ponto de captação no Rio dos Sinos, evitando o risco de comprometimento ao atendimento de aproximadamente 12 mil economias locais. A reunião de avaliação de disponibilidade de água no trecho entre o município e Caraá resultou em uma ação pontual para garantir os níveis de vazão: o reparo de uma contenção existente há mais de 50 anos sob a antiga ponte férrea do Rio dos Sinos logo após a bomba da Corsan, no distrito de Monjolo.

 

A medida simples, com a reposição de pedras no curso d’água, teve imediata anuência do diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DRH/RS), Paulo Renato Paim, e foi emblemática ao costurar um entendimento entre os envolvidos e reuni-los em torno da mesma causa. O encontro possibilitou, especialmente, que cada setor entenda a relevância do outro no processo e construa alternativas que evitem a parada de atividades de uso da água em momentos de escassez, executando os princípios constitucionais que determinam o uso prioritário do abastecimento humano.

 

Por receber amparo do DRH, a solução causou alívio no momento em que permite resolver de maneira eficiente e sem altos custos o problema. E, também, por não causar interferência no curso d’água ou gerar danos ambientais. “É o coletivo atuando mais uma vez na Bacia do Sinos para superar uma crise”, destacou a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, proponente da reunião e que conduziu a negociação.

 

O encontro foi realizado na Casa do Arrozeiro. A Corsan foi representada pelo titular da companhia no Comitesinos, Neuri Rempel, o gestor da unidade de Santo Antônio da Patrulha, Gabriel Lorenci, e os técnicos Jair Corsetti Machado e Marcelo Feni. Pela prefeitura estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, João Batista Adams e Jordana Gomes, do Departamento do Meio Ambiente. E também o presidente da Associação dos Arrozeiros locais, José Cadorin, e o representante do IRGA no Comitesinos, José Gallego Tronchoni. À tarde, o grupo visitou o ponto de captação de água e o local do reparo, acompanhado do representante da ABES no Comitesinos, Ricardo Röver Machado e de Marilene Cunha (Corsan/Porto Alegre).   

 

EFICIÊNCIA HIDROENERGÉTICA — Os reflexos da falta de chuva na virada e início deste ano, com a redução do volume de água no ponto de captação da Corsan em Santo Antônio da Patrulha, acenderam um alerta. O episódio isolado, somado ao prognóstico de estiagem regionalizada no Estado, com possibilidade de diminuição da disponibilidade hídrica, reforçou a importância de ações de eficiência hidroenergética na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos — considerada especial devido a seu balanço hídrico de equilíbrio instável.

 

Para o presidente do Comitesinos, Anderson Etter, é importante que cada setor comece a pensar no planejamento e otimização das demandas da água, com diminuição racional da retirada dos mananciais, para assegurar o abastecimento da população e, especialmente, para garantir a manutenção em situações de crise como agora. “O sistema de abastecimento de água é muito complexo e não se restringe à captação de água bruta”, destaca Etter. “Por isso precisamos adotar práticas eficientes pensadas a longo prazo, para além de medidas emergenciais em tempos de estiagem”.

 

O assunto foi pauta do I Seminário de Implementação do Plano de Bacia, realizado pelo Comitesinos em dezembro. O evento deu início a uma série de debates sobre as atividades da sociedade em prol da sustentabilidade da bacia do Sinos, apresentando as boas práticas desenvolvidas pelas categorias Usuários da Água — Abastecimento Público, Produção Rural e Indústria. “Precisamos disseminar ações exitosas, promover a reflexão sobre essa importante demanda e aprimorar e empregar iniciativas que assegurem água em quantidade e qualidade para nossos diversos usuários”, enfatiza o presidente do Comitesinos.

 

USUÁRIOS DA ÁGUA* — São os indivíduos, grupos, entidades ou coletividade que utilizam a água e os corpos de água para retiradas, lançamentos de resíduos ou meio de suporte de atividades de produção ou consumo. Exemplos: indústrias, operadoras de abastecimento público, dessedentação animal, irrigantes, agricultura.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul