Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

04/05/2015

Costura de parcerias pelo Rio da Ilha

A última semana foi de movimentação pelo Rio da Ilha, em Taquara, com uma reunião e saída a campo para retomada do projeto de restauração de um trecho de 5 quilômetros do curso d´água entre o município e Igrejinha. Na verdade, foi o ensaio de uma nova costura entre instituições, algumas debruçadas desde 2008 sobre a questão, como o Comitesinos, Ministério Público, Emater, Prefeitura, Câmara de Vereadores e a comunidade local. Outras, novas parceiras, que estão sendo convidadas a orientar a iniciativa. Caso da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o Instituto de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS).

A visita ao trecho a ser recuperado ocorreu na tarde da terça-feira (dia 28). A ideia agora é reformular o antigo projeto de intervenção no leito do rio, conseguir um novo licenciamento ambiental e buscar parcerias para sua execução. A iniciativa surgiu a pedido da própria comunidade e ganhou reforço a partir do Projeto Piloto de Recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Sinos, que foi a gênese do Projeto VerdeSinos, coordenado pelo Comitesinos e que hoje conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

O Rio da Ilha possui um trecho assoreado e cuja erosão tem colocado em risco inclusive a estrada na localidade que leva o nome do rio. Depois de uma tentativa de recuperação da vegetação ribeirinha (frustrada justamente pelos trechos com margens sendo decompostas pela correnteza em cheias) chegou-se à conclusão de que seria necessário antes uma intervenção em seu leito. O trecho tem diversos pontos com formação de ilhas geradas pela erosão e que forçam a correnteza contra as margens, gerando um efeito cascata.

A estratégia é restaurar o leito, para depois recuperar as margens, com ajuda da comunidade.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul