Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

17/02/2014

Definido o índice de referência de vazão para o Enquadramento das Águas

A plenária do Comitesinos definiu, na última quinta-feira (dia 13) o índice de vazão de referência que será utilizado no processo de Enquadramento das Águas da região.  O valor servirá de guia para as reuniões comunitárias que, no próximo mês, vão definir o Enquadramento do Rio da Areia e dos arroios Sapucaia, Caraá, Estância Velha/Portão, Peri, Pampa e Luís Rau (veja a programação abaixo). O índice servirá também para atualização do Enquadramento dos rios dos Sinos, Paranhana, da Ilha e Rolante, feitos entre 2000 e 2002.

Resumidamente, a vazão de referência aponta o volume de água no Rio dos Sinos que indica a situação em que o rio principal e os afluentes têm a melhor condição de “casar” as necessidades da população com desenvolvimento econômico em cada trecho. Agora, com as reuniões do Enquadramento, a comunidade vai definir quais dessas atividades e usos da água serão priorizados em cada trecho da Bacia do Sinos – onde os moradores vão ter água em quantidade e qualidade para garantir balneabilidade e onde o rio só poderá ser usado para paisagismo, além de quais culturas agrícolas (que qual área) e tipos de indústrias (e em que quantidade) poderão funcionar.

 Q85

O colegiado do Comitesinos bateu o martelo sobre o índice Q85, que considera o nível máximo que se repete 85% do tempo no histórico do monitoramento do Rio dos Sinos. As outras opções eram os índices Q90 e Q95, indicativos, respectivamente, de volumes registrados em 90% e 95% do histórico de medições. Conforme o presidente do Comitesinos, Arno Kayser, o consenso foi por valor mais flexível ao desenvolvimento econômico da Bacia do Sinos sem abrir mão da qualidade ambiental na região. “Reforçando que o que está sendo definido agora (com o Plano de Bacia que deve ser terminado até julho) pode ser reavaliado mais tarde, em uma revisão do Plano”, salienta.

MODELOS MATEMÁTICOS

A decisão da vazão de referência levou em conta modelos matemáticos elaborados pela empresa Profill Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Os modelos foram gerados a partir do histórico de qualidade (demanda biológica de oxigênio, carga orgânica, oxigênio dissolvido e incidência de fósforo e nitrogênio) e quantidade de água no Rio dos Sinos registrados em décadas de monitoramento feito por órgãos oficiais. Os cálculos consideraram ainda situações extremas de falta e abundância de água, levando em conta três variáveis: o nível no Delta do Jacuí (que influencia na parte baixa do Rio dos Sinos), a transposição do Sistema Salto (com água oriunda da Bacia do Rio Caí na altura de Taquara) e a irrigação de lavouras de arroz na parte alta da Bacia. “Traçamos 24 cenários, com extremos de mais e menos água”, explicou o engenheiro Sidnei Agra, da Proffil.

A empresa, encarregada da consultoria técnica para o Plano de Bacia, comparou os cenários com o licenciamento ambiental de 27 indústrias existentes na região. Isso para conferir até que ponto os índices propostos seriam restritivos para a instalação ou ampliação de empresas na região. A conclusão foi de que nenhuma das avaliadas seria proibida de operar na Bacia do Sinos.

PASSO SEGUINTE

O Enquadramento é uma etapa Fundamental do processo de elaboração do Plano de Bacia, que deve ser concluído até julho. Enquanto agora estão sendo definidos os cenários que os recursos hídricos da região conseguem suportar, o passo seguinte será a construção do Plano de Ações. É aí que entrará o planejamento de obras e atitudes que a sociedade da região terá que tomar para garantir a sustentabilidade. O que abrangerá desde obras de saneamento até ações de reflorestamento ou uma fiscalização mais severa contra a ocupação de banhados. Entre outras ações.

AGENDA DE REUNIÕES COMUNITÁRIAS DO ENQUADRAMENTO DAS ÁGUAS :

RIO DA AREIA – 10 de março, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Rolante

ARROIO SAPUCAIA – 11 de março, às 14 horas, no Auditório da Refap, em Canoas

ARROIO CARAÁ – 11 de marco, às 19 horas, na Câmara de Caraá

ARROIO ESTÂNCIA VELHA/PORTÃO – 12 de março, às 14 horas, na Câmara de Estância velha.

ARROIOS PERI, PAMPA E LUÍS RAU – 13 de março, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul