Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

13/09/2013

Escolas de Estância Velha se mobilizam para a Celebração das Águas

Apesar de ter sua solenidade da Celebração das Águas marcada para o dia 18 de setembro, Estância Velha está trabalhando desde já o tema em todas as escolas do município. A atividade inclui idas a campo e coletas de água nos arroios de cada bairro. “Depois, o material é trabalhado em sala de aula, com discussões e reflexões sobre o meio ambiente, enquanto todos se preparam para a cerimônia de setembro”, explica a coordenadora local do Projeto Dourado, Karen Ost.

Estância Velha sediará a sexta etapa da Celebração das Águas e a cerimônia vai ocorrer na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Selvino Ritter, valendo também para o município de Portão. Como em todas as fases da programação, a solenidade deve culminar com a mistura das águas dos municípios participantes, que em seguida recebem a bênção simultânea de representantes de diversas religiões.

De acordo com Karen, no caso de Estância, serão misturadas amostras de todos os arroios da cidade. “Nós lançamos esse desafio aos professores multiplicadores da educação ambiental, em um encontro no último dia 6 (foto). A proposta é que as 27 escolas envolvidas concluam suas coletas até o dia 3 de setembro, para dar tempo de trabalhar o tema nas aulas.”

A professora ressalta que a iniciativa aglutina todas as ações ambientais nas escolas, a partir do Projeto Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos. “Temos a participação também do programa de educação ambiental do Consórcio Pró-Sinos”.

ROTEIRO

A Celebração das Águas na Bacia do Sinos teve início no último dia 6, em Santo Antônio da Patrulha (abrangendo também Caraá). A segunda etapa ocorreu no dia 16, em Taquara (com Parobé), e a próxima será nesta quarta-feira (dia 21), em Três Coroas (com participação de Igrejinha). Depois vem Sapiranga no dia 3 de setembro (com Araricá) e Novo Hamburgo no dia 13 de setembro (com Campo Bom). Depois de Estância Velha, ocorrerão ainda as cerimônias de Sapucaia do Sul (com São Leopoldo), em 25 de setembro, e de Canoas (com Esteio), em 2 de outubro.

O evento é coordenado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), juntamente com os municípios parceiros do PPEA, patrocinado pela Petrobras. Seu objetivo é sensibilizar as comunidades para a importância da preservação de mananciais, resgatando o sentido sagrado das águas como fonte de vida.

Depois de terminadas todas as etapas da Celebração, uma representação da Bacia do Sinos ainda deverá participar do evento de culminância da Romaria das Águas no Estado, dia 12 de outubro, na praia do Gasômetro, em Porto Alegre.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul