Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

18/04/2015

Inicia segunda turma de capacitação do Projeto VerdeSinos no CEAES

Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, iniciou mais uma turma de capacitação do Projeto VerdeSinos, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande. Os encontros acontecerão nas sextas-feiras, de 15 em 15 dias, com aproximadamente 100 crianças, das escolas municipais de ensino fundamental Monteiro Lobato, Adolfina J. M. Diefenthaler e Bento Gonçalves. No primeiro encontro, a a coordenadora do CEAES, Solange Mânica, apresentou um panorama geral do Projeto VerdeSinos, incluindo a etapa 1 e seus resultados. No total serão nove encontros, que abordarão assuntos como fauna, flora, ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica e produzirão mapas, banner e revistas que servirão como material de apoio para que possam estender este conhecimento a seus colegas.  As crianças também terão oficinas, saída de campo e um seminário de encerramento.
O curso é gratuito, e também oferece transporte e alimentação. Na primeira aula, os alunos receberam o material de apoio do curso, bem como camisetas e chapéus do projeto e já começam a plantar mudas. As capacitações são feitas pelos integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental do Município (CGEANH), composto por servidores da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto. Ao todo, serão capacitadas 236 pessoas, sendo alunos da Rede Municipal de ensino, agricultores, agentes de saúde, técnicos e professores. Nessa edição do Projeto VerdeSinos, o foco é capacitar multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia dos Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes, e nascentes na área rural.

Inscrições abertas:
Técnicos, agentes de saúde da família, agricultores, pastorais da saúde, agentes ambientais e comunidade interessada podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar da capacitação de adultos do Projeto Verde Sinos. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para o curso que acontecerá nas sextas-feiras pela manhã. A capacitação terá início no dia 15 de maio e será realizada no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e na região do Wallahay, em Lomba Grande. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CEAES, 9850-0366, ou com Carlos Rocha da EMATER, 9168-1016.

 

SAIBA MAIS

O Projeto VerdeSinos é encabeçado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação universitária para o Desenvolvimento do ensino e da Pesquisa (Fundepe). A iniciativa tem patrocínio da Petrobrás, através do programa Petrobras Socioambiental, e parcerias com o apoio do Ministério Público Estadual (MP), Emater, Irga, sindicatos rurais, prefeituras e outras instituições. Além das entidades de pesquisa.

A iniciativa surgiu em 2009, oriunda do Projeto Piloto de Recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Rio dos Sinos, que em 2008 já desenhava uma parceria entre o Comitesinos e seus parceiros. O objetivo inicial era uma ação permanente para reverter a degradação ou ausência da vegetação ribeirinha. Na primeira fase, o VerdeSinos superou a marca de 330 hectares de mata ciliar preservados ou em processo de recuperação, com mais de 52 mil mudas plantadas, 114 mil metros de arame e 6 mil mourões. Tudo isso mobilizando mais de 6 mil pessoas, em 21 municípios da região.

A partir de 2014 o VerdeSinos entrou em um novo patamar, ampliando suas ações também para a identificação, preservação e recuperação de áreas úmidas (banhados), nascentes e encostas, além da criação de Unidades de Conservação.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul