Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

29/12/2014

O tom de 2015 no PPEA

É a Educação Ambiental que dá ao empreendedor a vontade e a disposição de fazer o seu projeto de maneira ecologicamente correta. E é ela também que nos faz termos uma visão de algo maior que nós mesmos, que pode ser o ecossistema, a bacia hidrográfica onde vivemos, a comunidade, a nação. Pensamentos que, neste final de 2014, dão o tom dos trabalhos do Projeto Permanente de Educação Ambiental (PPEA) da Bacia do Sinos para consolidar e ampliar suas ações para 2015. Esse foi o resumo do balanço das ações do PPEA e dos preparativos dos próximos passos, discutidos na reunião de fechamento do ano para o grupo, no dia 10 de dezembro, e apresentado pelo professor Fernando Soares na última plenária do Comitesinos em 2014, ocorrida no dia 11, na Unisinos, em São Leopoldo.

O destaque ficou por conta dos resultados da Oficina de Elaboração e Execução de Projetos, que começou ano passado e conta com atividades práticas em seis municípios da região. A ação abrangeu, na verdade, professores das 14 escolas públicas que são multiplicadoras do Projeto Dourado (o braço mais importante do Comitesinos na qualificação da Educação Ambiental). Além das noções teóricas sobre as etapas para elaboração e execução de um projeto (identificação do problema, objetivo, estratégia de ação, parceiros, passo a passo da execução e outras), o grupo foi provocado a tirar suas ideias do papel, colocando em prática as iniciativas que cada um formatou.

Os seis que toparam o desafio receberam R$ 10.833,33 cada, para mobilizar sua comunidade da melhor maneira possível. O recurso para a Oficina de Projetos é oriundo do patrocínio R$ 415,5 mil da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) para o PPEA, em um convênio que envolve o Comitesinos e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O rol de ações tem, em Taquara, o projeto Cartografia Social e Mapeamento em Saneamento Ambiental, o inventário das árvores nativas de Portão, a implantação de um Centro Ambiental em Santo Antônio da Patrulha, a instalação de uma central para compostagem de resíduos de podas urbanas em Sapiranga, a revitalização de um trecho de margem do Arroio José Joaquim, em Sapucaia do Sul, e o reforço na formação e professores em Educação Ambiental em Igrejinha.

 

HOMENAGEM – Como não podia deixar de ser, o atual coordenador da Oficina de Projetos do PPEA iniciou a apresentação ao Comitesinos com uma homenagem ao professor Paulo Fernando de Almeida Saul, que trabalhou com a turma desde o começo dos trabalhos, em abril do ano passado até julho deste ano, quando morreu em um acidente de trânsito – foi atropelado sobre a faixa de segurança quando atravessava uma rua em Portão. Decano da Educação Ambiental na região, Saul deixou sua marca impressa profundamente nesse trabalho e em várias outras iniciativas do Comitesinos.

Aliás, o próprio Paulo Saul gostava de frisar que toda a teoria e dicas repassadas aos professores na Oficina de Projetos foram baseadas nos editais do programa Petrobras Socioambiental, considerado um dos mais rígidos e complexos do País. “Se vocês eles estiverem aptos a esse, poderão se candidatar facilmente em qualquer outro programa”, dizia durante as aulas.

Além das apresentações do Dourado, os últimos encontros de 2014 tiveram também a distribuição do material de apoio do Projeto VerdeSinos – outra iniciativa ampla do Comitesinos e onde a turma do PPEA tem papel fundamental.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul