Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

30/11/2014

Pesquisas apresentadas em reunião do VerdeSinos em Taquara

Distribuição de materiais de divulgação para as equipes dos municípios, troca de informações sobre relatórios e formulários para os próximos passos do projeto em cada cidade e uma explanação sobre parte da pesquisa científica que está ocorrendo na região para ratificar e qualificar as ações de preservação e de Educação Ambiental. Essa foi a pauta da reunião do Projeto VerdeSinos ocorrida na última sexta-feira, em Taquara. Representantes dos escritórios da Emater e dos Centros Ambientais de diversos municípios participaram da movimentação, que ocorreu no campus da Faccat.

A fala sobre a pesquisa, que abrangeu a maior parte da reunião, ficou a cargo do professor Uwe Schulz, da Unisinos, de São Leopoldo. Ele apresentou, em linhas gerais, o trabalho feito pelas equipes de sua universidade, mas lembrou que a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, também tem ações parecidas pela região. “Na verdade, as duas instituições estão com várias ações complementares que ajudarão a dar uma visão ampla e consistente da importância e situação dos banhados na região”.

 FATORES EM ESTUDO

No caso da Unisinos, os estudos que abrangem fitoplâncton, peixes, macroinvertebrados, anfíbios e répteis, aves e até o pólen sobre a água. Cada pesquisa com um grupo diferente de pesquisadores. O professor ressaltou a importância das áreas úmidas não só como berçário de várias espécies de animais, mas também como verdadeiros filtros de boa parte da matéria orgânica existente nos rios.

As pesquisas, aliás, abrangem também uma avaliação de mapas georreferenciados demonstrando a perda de áreas úmidas ocorridas nas últimas décadas e suas consequências para a região. Sobre isso, Schulz ainda apresentou exemplos demostrando o quanto a supressão de banhados pode ser desastrosa para a população, também pelo agravamento de situações de enchentes e de estiagem, além da perda da capacidade de renovação dos reservatórios subterrâneos.

O professor fez ressalvas também ao risco da projeção de barragens ou diques sem se considerar a dinâmica de toda a região, o mesmo valendo para a perda de banhados para a especulação imobiliária. Quanto a isso, a expectativa é que o material a produzido pelo VerdeSinos não só possa orientar as discussões em torno de intervenções na região, mas também capacitar e municiar com informações precisas os gestores e agentes responsáveis pelo licenciamento e fiscalização ambientais na região.

O Projeto VerdeSinos é encabeçado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe). A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e parcerias com a Unisinos, Feevale, Ufrgs e Upan, além do apoio do Ministério Público Estadual (MP), Emater, Irga, sindicatos rurais, prefeituras e outras instituições.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul