Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

09/03/2018

Primeira plenária do ano destacou abertura do processo para composição do Comitesinos

A primeira plenária de 2018 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos trouxe para discussão com entidades e municípios assuntos que ganharão a pauta em 2018, ano em que o Comitê completa 30 anos.

 

Um dos anúncios foi de que as entidades com atuação na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, que tenham interesse em compor o colegiado do Comitesinos 2018 – 2020, já podem se inscrever para a disputa de vagas. Mais informações podem ser acessadas aqui. A secretária executiva adjunta do Conselho de Recursos Hídricos do Estado, Carmem Lúcia da Silva, esteve na plenária para ratificar a importância dessa seleção, bem como explicar os processos legais que envolvem todo o processo.

 

Outro assunto levantado foi a criação do Sistema de Informações Online de Suporte Funcional e Estratégico de Relevância Ambiental - SINOSFERA, plataforma que reunirá informações de estudos, projetos, intervenções que influenciem as condições de qualidade e quantidade da água da Bacia do Rio dos Sinos. Pioneiro no Brasil, o SINOSFERA, está sendo totalmente concebido pelo Comitesinos e seus parceiros. Adolfo Klein, presidente do Comitesinos, destacou que “desde 2014, estamos buscando os meios para viabilizar um sistema de acompanhamento do alcance das metas do primeiro Plano de Bacia”.

 

A proximidade da secretaria do Comitesinos (sediada no campus da Unisinos, São Leopoldo), com o polo tecnológico da universidade, proporcionou a aproximação com a empresa W3K Tecnologia, do Grupo SKA. O diretor da empresa, Daniel Klafke, apresentou as soluções disponíveis na plataforma Greendocs e que poderão atender às demandas do Comitesinos. Além da resolução de problemas típicos da gestão de projetos, o sistema possibilitará a criação de aplicações de gestão da informação, dispondo de banco de dados apropriado aos seus propósitos, organizando e correlacionando as informações existentes e a serem produzidas sobre recursos hídricos e temas afins, no âmbito da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

 

Fernando Soares, biólogo da Prefeitura de Três Coroas e parceiro das ações do Comitesinos, destacou que o SINOSFERA “deverá facilitar o acesso de diferentes usuários aos aplicativos e favorecer a colaboração entre parceiros institucionais, assegurando o foco em segurança, rastreabilidade e conformidade da informação, em tempo real e continuada”. A exemplo do realizado no Projeto MONALISA, o desenvolvimento e aplicação de tecnologia digital implicará na capacitação de usuários para a necessária adequação do armazenamento e acesso à mesma.

 

A reunião ainda contou com a participação do coordenador da Rede Regional Ambiental da Bacia do Rio dos Sinos – MP/RS, Dr. Felipe Teixeira Neto, da coordenadora de assessoria do CRH/RS, Patrícia Cardoso Moreira, do assessor da Diretoria Técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiente Henrique Luis Roessler - FEPAM, Rafael Volquind, de representantes da comunidade, além dos representantes das entidades membro do Comitesinos.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul