Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

08/03/2018

Projeto VerdeSinos faz sua primeira reunião do ano e projeta 2018

O início das atividades do Projeto VerdeSinos, coordenado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, e integrante o Processo Gerencial de Efetivação do Plano de Bacia (Progefe), foi marcado por debates e aprimoramentos no Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff e visita ao Sindicato das Indústrias de Calçados e Componentes de Três Coroas, onde foi possível conhecer o Projeto “Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz.”

 

O projeto do Sindicato é modelo de descarte responsável e foi apresentado pela coordenadora pedagógica do Sindicado das Indústrias de Calçado, Grasiela Huff. O trabalho é pioneiro no Brasil em esvaziar o aterro de Resíduos Industriais e Perigosos (ARIP), na localidade de Águas Brancas, em Três Coroas, para coprocessar mais de 9 mil toneladas de resíduos industriais. Hoje todo resíduo descartado pelas empresas de calçados e componentes de Três Coroas, devidamente cadastradas, são levados para o centro de triagem do sindicato, armazenados e logo em seguida transportados para empresa de coprocessamento com sede em Portão. O material é transformado em carvão que é vendido, logo após, como combustível.

 

No encontro também foi dada a largada para a campanha “2018, o ano dos 30 anos do Comitesinos”, a primeira ação será recolher fotos de projetos e ações do Comitesinos ao longo desses 30 anos. As fotos estão sendo compiladas no email  cmtsinos@unisinos.br .

 

Outro assunto debatido foi a aplicação do instrumento de diagnóstico, ferramenta de levantamento de dados que reunirá informações sobre as propriedades rurais previamente selecionadas, onde futuramente poderão ser instaladas Unidades de Referência e assim receber apoio técnico e financeiro do Projeto VerdeSinos.


 

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul