Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

23/03/2015

Verdesinos promove Curso de Gestores Ambientais Comunitários

Iniciou sábado (21), na Unisinos, o Curso de Gestores Ambientais Comunitários, uma iniciativa do projetoVerdesinos, patrocinado da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Sob coordenação geral do Comitesinos e coordenação específica do Movimento Roessler, a ação se desenvolverá nas manhãs de sábados, na sala E02 103 da Unisinos, São Leopoldo.

Na primeira aula, com a professora bióloga Cristiane Brodbeck, os participantes fizeram relatos sobre as atividades que desenvolvem e resolveram orientações sobre a maneira correta de fazer trilhas. Após, as orientações foram colocadas na prática em uma caminhada por área de mata dentro do campus da Unisinos.  Viviane Nabinger, secretária executiva do Comitesinos, destaca que “esta atividade se integra ao objetivo do projeto Verdesinos de aplicar o conhecimento científico no cotidiano da sociedade, gerando novos comportamentos, porque estimula os movimentos comunitários a se integrarem nas questões ambientais”.

As atividades contemplam uma introdução ao conceito de bacia hidrográfica, principais áreas verdes e ecossistemas da região, importância das áreas prioritárias para conservação; saída de campo à Comusa e Central de Reciclagem de Dois Irmãos; visita a uma propriedade rural em Sapiranga (Emater), apresentação de panorama ambiental do Rio dos Sinos, identificação e caracterização das alterações ambientais, apresentação de soluções em implementação, duas aulas sobre metodologia de elaboração de projetos. A última aula abordará Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, Comitesinos, gerenciamento de bacias hidrográficas e legislação ambiental.

Os conteúdos e ações serão desenvolvidos por Julian Mauhs, Martin Mölz, Rafael Altenhofen, Fernando Jaeger Soares, Arno Kayser e equipe Movimento Roessler.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul