Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

26/11/2019

Ximena Cardozo Ferreira lança o livro Inundações Urbanas — Gestão de Riscos com foco na prevenção de danos

A promotora de Justiça designada para a Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, Ximena Cardozo Ferreira, lança, nesta sexta-feira (29), pela editora Lumen Juris, o livro Inundações Urbanas — Gestão de Riscos com foco na prevenção de danos, obra realizada a partir da sua tese de doutorado em Água e Desenvolvimento Sustentável, defendida em maio deste ano na universidade de Alicante, na Espanha. A sessão de autógrafos se inicia às 19h, na Saraiva Mega Store - Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.



Uma das protagonistas do #ProjetoVerdeSinos, Ximena acompanha a iniciativa e teve papel fundamental na construção do trabalho em rede — desenvolvido desde a concepção do projeto piloto, em 2007 —, e principal característica do processo, conhecido pela convergência de diversos setores da sociedade em prol da Bacia do Sinos.



O tema da pesquisa acadêmica decorre de uma das prioridades identificadas na bacia: a ocupação de áreas inundáveis. “Associada a outras atividades antrópicas como a urbanização desordenada e o mau uso dos recursos naturais, potencializa a ocorrência de desastres”, frisa Ximena. “Por isso, é preciso repensar as ações antrópicas para trabalhar a prevenção de danos decorrentes de fenômenos hidrológicos", assinala a autora. 🌍✅

 — em Comitesinos.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul