Comitesinos lança plataforma de consulta à

delimitação geográfica da planície de inundação do Rio dos Sinos, em seu trecho inferior

 

Pela ferramenta, qualquer pessoa

pode conferir de maneira rápida

se um local fica ou não

dentro da planície de inundação   

 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) colocou no ar nesta segunda-feira (dia 7) um mapa interativo da planície de inundação do trecho inferior da Bacia. Pela ferramenta, que está disponível no site da entidade (www.comitesinos.com.br), qualquer pessoa pode consultar de maneira simples e rápida quais pontos estão dentro ou fora da área de inundação. A consulta pode ser feita ampliando e arrastando o mapa na tela, como simplesmente digitando, no campo de busca, o endereço a ser conferido.

 

O trecho inferior da Bacia abrange a faixa que vai de Sapiranga até a foz do Sinos junto ao município de Canoas. Passando também por Campo Bom, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e Esteio. Os demais trechos também serão submetidos à validação da plenária do Comitesinos e disponibilizados, para consulta, nos próximos meses.

 

A plataforma apresenta ainda fotos de áreas inundáveis em época de enchente (assinaladas em pontos vermelhos nos respectivos locais). E ainda dá uma idéia, visualmente, da quantidade de água que nas cheias é desviada pelo sistema de diques existentes em Novo Hamburgo e São Leopoldo – bem como o volume que precisa ser suportado pela estrutura junto ao Centro de São Leopoldo.  

 

A delimitação geográfica das áreas de inundação foi validada em uma plenária do Comitesinos em novembro do ano passado atendendo a uma demanda do próprio Plano de Bacia (que é uma espécie de plano diretor das águas de toda a região). A validação e oficialização de um mapa de inundação em âmbito de bacia é um fato inédito no País.