top of page

56 entidades da bacia disputam vagas ao colegiado do Comitesinos

Assembleia de eleição das novas entidades-membro será realizada nesta quinta-feira, 20, em ambiente virtual, com acompanhamento do CRH

18 de janeiro de 2022

Magali Schmitt

Magali Schmitt

Sessenta e duas entidades e instituições atuantes na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos se inscreveram para participar do colegiado do Comitesinos gestão 2022 — 2024. Destas, 56 foram homologadas pela Secretaria-Executiva do Conselho de Recursos Hídricos do Estado e estão aptas a disputar vagas em uma das 15 categorias dispostas em dois grupos: Usuários da Água e Representantes da População. A Assembleia Geral para formação do novo plenário ocorre nesta quinta-feira, dia 20, das 14h às 17h, em ambiente virtual. Além do CRH, o processo é acompanhado também pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Os novos membros serão empossados na próxima semana, dia 27, às 14h, em evento online, oportunidade em que será escolhida ainda a diretoria para o biênio.

 

COLETIVO — instituído em 1988 e primeiro comitê de bacia do Rio Grande do Sul, o Comitesinos é o órgão de gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A partir da decisão de cada categoria, o plenário delibera pelo que é melhor para a sociedade da bacia no que se refere aos diferentes usos da água.

Somente nos últimos dois anos e durante a pandemia, o Comitesinos aprovou oito deliberações com foco na revitalização, proteção e conservação. Entre elas, figuram temas como identificação e proteção das áreas de banhado na várzea do Sinos, sistema de bombeamento para irrigação, regionalização dos serviços de saneamento e uso e parcelamento do solo em zonas rurais, além de medidas administrativas de interesse coletivo.

  

 

Categorias:

  • Abastecimento Público

  • Esgotamento Sanitário

  • Resíduos Sólidos

  • Drenagem

  • Geração de Energia

  • Produção Rural

  • Indústria

  • Lazer e Turismo

  • Legislativo Estadual e Municipal

  • Associações Comunitárias

  • Clubes de Serviços Comunitários

  • Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Organizações Ambientalistas

  • Associações Profissionais

  • Organizações Sindicais

bottom of page