
COMITESINOS
Alexandro Tozetti

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Anderson Etter

Serviço Municipal de Água e Esgoto
Arno Leandro Kayser

Movimento Roessler para Defesa Ambiental
Charlise Nunes

Emater/ASCAR-RS
Danielle Martins

Universidade FEEVALE
Fernanda Peteffi

Sindicato das Ind. de celulose, papel, papelão, embalagens, artefatos de papel, papelão e cortiça
Joice Cagliari

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Kely Boscato Pereira

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Luana Rosa

Movimento Roessler para Defesa Ambiental
Magali Schmitt

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Marcelo Lucietti Patrício

Associação de Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha
Marco Müller

Convidado
Rejane Dreher

Associação de Arquitetos e Engenheiros de NH
Samuel Campos

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Silvia Coan

Prefeitura Municipal de Canoas
Uwe Schulz

Convidado
Viviane Feijó Machado

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - COMITESINOS
Criado em 17 de março de 1988, é o primeiro comitê de bacia do Brasil e o colegiado com atribuição legal pelo gerenciamento dos recursos hídricos a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Pioneiro em várias frentes, um dos seus grandes diferenciais é a capacidade de mobilização e a captação de recursos para a execução de grandes projetos.
Em parceria com o Ministério Público Estadual, tem garantido, nos últimos anos, efetivos avanços das ações pela qualidade e quantidade das águas e controle sobre os efeitos negativos das cheias, sempre com caráter construtivo.
Ao longo dessas décadas, também alcançou expressiva penetração social como os projetos MONALISA, Dourado e VerdeSinos e o Programa Permanente de Educação Ambiental, entre outras atividades.
De acordo com a Lei Estadual Nº 10.350/1994 — Lei Gaúcha das Águas —, os comitês de bacias hidrográficas serão presididos por um de seus integrantes (pertencente aos grupos definidos nos incisos I ou II do artigo 13) eleito por seus pares, para um mandato de dois anos, permitida a recondução. As competências dos membros da diretoria podem ser conferidas no Regimento Interno do Comitesinos.
Viviane Feijó Machado

Presidente
Representante da ABES/RS
Luana Rosa

Vice-presidente
Representante do Movimento Roessler para Defesa Ambiental
Kely Boscato Pereira

Secretária Executiva
Diretoria
Secretaria Administrativa
2025-2027
Samuel Campos

Secretário Administrativo
Magali Schmitt

Assessora de Comunicação
Anteriores
Viviane Feijó Machado
Presidente
Representante da Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Daniel Pereira
Vice-presidente
Representante da UPAN
Kely Boscato Pereira
Secretária Executiva
Samuel Campos
Secretário Administrativo
Magali Schmitt
Assessora de Comunicação
A CPA foi planejada como instância de organização e funcionamento dos comitês de bacia pela experiência desenvolvida pelo Comitesinos e Comitê Gravataí, ainda no período em que a Lei Nº 10.350 estava sendo formulada. Entre suas competências está o assessoramento ao presidente e ao vice-presidente, pois é através dessa orientação que a Diretoria conduz política e institucionalmente a entidade. É nesta instância que se exercita, em primeira ordem, a descentralização de poder e o princípio da participação social, de modo a não personificar, via diretoria, o colegiado.
A CPA se reúne mensalmente, antes das reuniões plenárias e sempre que convocada em regime de urgência por demandas específicas. Aprecia e orienta sobre pertinência de temas, avalia se os assuntos em pauta estão na alçada do gerenciamento de recursos hídricos, emite recomendações e define temas de pauta da plenária. É no âmbito da CPA que são formuladas as proposições de deliberações, inclusive trazendo para sua composição, vez por outra e em caráter excepcional, especialistas capazes de fundamentar tecnicamente os argumentos das decisões a serem tomadas pelo Comitê.
Mandatos e Gestões
Composição da Plenária
A plenária dos comitês dos rios de domínio do Estado é composta pelo Grupo dos Usuários da Água (40% das vagas ou votos), Grupo da representação da comunidade (40% das vagas ou votos) e o Grupo dos órgãos da administração direta estadual e federal (20% das vagas ou votos).
Os grupos atuam articuladamente para melhorar as condições de quantidade e de qualidade das águas, com vistas à manutenção da vida em todas as suas formas. E são divididos em categorias que espelham todos os setores que dependem da água na respectiva bacia hidrográfica.
Grupo I - Usuários da Água:
Categorias: Abastecimento Público, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Drenagem, Geração de Energia, Produção Rural, Indústria, Mineração, Lazer e Turismo.
Grupo II – Representantes da Comunidade
Categorias: Legislativo Estadual e Municipal, Associações Comunitárias, Organizações Ambientalistas, Clubes de Serviços Comunitários, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Associações de Profissionais, Organizações Sindicais.
Grupo III – Governo
As vagas disponíveis são de indicação do Governo do Estado, eventualmente preenchidas de acordo com interesses do Comitê de Bacia.
Clique abaixo para download da planilha com a composição atual.
Comissão Permanente de Assessoramento - CPA
Parceiros



