ANA e MMA apoiam moção do I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas
Documento foi construído a partir do debate entre sociedade e especialistas em gestão de recursos hídricos de todo o país, durante evento realizado em abril, na Unisinos
Magali Schmitt
Júlio Neves Fotografia/Comitesinos
O Comitesinos, a Unisinos e o Movimento Roessler para Defesa Ambiental realizaram em São Leopoldo, de 10 a 13 de abril, o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas. O evento, que reuniu sociedade e especialistas em gestão de recursos hídricos de todo o país, teve como objetivo discutir e alinhar essa pauta frente aos desafios climáticos e apresentar sugestões para o equilíbrio da vazão na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.
Como resultado, a partir das trocas de experiências e práticas em diferentes bacias do Brasil, foi construída uma moção encaminhada aos órgãos governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, com sugestões para garantir água em quantidade e qualidade para todos. Até agora, o documento já recebeu apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e também do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Por meio de ofício à presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, a diretora presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, se referindo à cobrança pelo uso da água no Rio Grande do Sul, informou que a Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e as Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico estão “à disposição para apoiar o Comitesinos nessa temática” — uma vez que outras unidades da federação já avançaram em relação à implementação desse instrumento.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por sua vez, pontuou em mensagem eletrônica (Ofício eletrônico Nº 4383/2023/MMA), que reconhece a relevância das proposições apresentadas. “Avaliamos a moção aprovada durante o simpósio e reconhecemos a relevância das proposições apresentadas”, ressaltou Daniel Pinheiro Viegas, chefe de Gabinete. “Em particular, destacamos a ênfase em medidas concretas para fortalecer o manejo integrado das bacias hidrográficas, por meio de investimentos em pesquisa, infraestrutura e capacitação. Essas ações são fundamentais para construir uma cultura de uso sustentável e consciente dos recursos hídricos”, finalizou.
Clique abaixo para ter acesso ao Ofício Nº 346/2023/VR/ANA e aqui para ler a moção na íntegra.