Campo Bom apresenta proposta à 4ª etapa do VerdeSinos
Detalhes da participação do município e termo de intenção de adesão foram apresentados ontem ao prefeito Luciano Orsi
Magali Schmitt
O Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler e o Comitesinos apresentaram na manhã desta terça-feira (10) ao prefeito Luciano Orsi a proposta de participação na 4ª etapa do VerdeSinos. Parceiro há 15 da entidade, Campo Bom está entre os municípios que ajudaram a construir a iniciativa, em 2006. Desde então, vem atuando e contribuindo à sustentabilidade econômica, social e ambiental da bacia do Sino, com foco na água — pressuposto que norteia o projeto.
A reunião, realizada no CEMEA, contou ainda com a presença dos secretários de Educação, Simone Schneider, e de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, para os quais, além do chefe do Executivo, foi apresentado também o termo de intenção de adesão à nova etapa. Desmembrado em subprojetos, o projeto prevê a expansão da Educação Ambiental e será executado em parceria com o escritório local da Emater/Ascar e escolas da rede municipal, entre elas a EMEF 25 de Julho, que desenvolve o Peixe Dourado — outra iniciativa gestada no âmbito do Comitê.
Nos próximos dias, o prefeito deve assinar o termo de intenção de adesão, selando o início da 4ª etapa em Campo Bom e sinalizando o começo das ações, ainda neste ano. Os recursos serão provenientes do Fundo VerdeSinos, com contrapartida da prefeitura. À tarde, o CEMEA sediou o encontro mensal dos parceiros VerdeSinos, reunião de trabalho que reúne os municípios participantes do projeto, que comemoraram também os dez anos do CEMEA.
Neste momento os municípios finalizam o planejamento das ações da 4ª etapa. Até agora, oito cidades da bacia aderiram à nova fase.
IMAGENS: Lucas Unser/PMCB e Comunicação Comitesinos