top of page

Comitesinos: 35 anos de pioneirismo

Aniversário, nesta sexta-feira (17) será comemorado com o lançamento do Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas no Parque Imperatriz Leopoldina

Magali Schmitt

Magali Schmitt

Nesta sexta-feira, 17, o Comitesinos, primeiro comitê de gerenciamento de bacia hidrográfica do Brasil, completa 35 anos. Instituído em 1988 a partir do decreto n.º 32.774/88, é um órgão do Estado, com papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Vale do Sinos. Reconhecido pelo seu caráter pioneiro, desde sua criação, o colegiado, formado por entidades públicas, privadas e sociedade civil, vem mobilizando a comunidade dos 30 municípios que compõem a Bacia do Sinos e acumulando conquistas. Entre elas, o primeiro Plano de Bacia do país, documento que serve para balizar a implementação de programas e obras, além de mediar inúmeros conflitos ocorridos ao longo dessas três décadas e meia de atuação.


Para lembrar esta data simbólica, será realizada uma agenda no Parque Imperatriz Leopoldina, às 9h, com a participação do prefeito Ary Vanazzi, o secretário do Meio Ambiente e ex-presidente do Comitê, Anderson Etter, outras autoridades e convidados. A atividade é aberta.


A ocasião será marcada também pelo lançamento do I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas, que ocorre de 10 a 13 de abril no Anfiteatro Pe. Werner, na Unisinos. De acordo com a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, este é um debate necessário e urgente, para tratar de questões que impactam a sociedade da bacia.


“Apesar do protagonismo do passado, o Estado passou a figurante nas questões ambientais. O Sistema Estadual de Recursos Hídricos vem sendo precarizado e é ineficiente, sendo a falta de investimentos, recursos humanos e corpo técnico uma realidade”, enfatiza. Durante o evento, que reunirá profissionais da área, pesquisadores, acadêmicos e sociedade em geral, serão discutidos temas atuais e apresentados cases de boas práticas. Ao final, será elaborada uma moção com os temas debatidos, demandas e proposições, a ser entregue a órgãos do Sistema de Recursos Hídricos nas esferas estadual e federal.


O Simpósio, que será na modalidade híbrida, terá uma ampla programação. Todas as atividades são abertas e gratuitas. As inscrições e a agenda completa, por dia e hora de atividade podem ser conferidas aqui.

bottom of page