Comitesinos no Intercâmbio de conhecimento Brasil - Países Baixos
Plenária do evento apontou como resultado a implementação da cobrança pelo uso de recursos hídricos e criação de uma Agência Regional
Magali Schmitt
Foto: SECOM
Viviane e Kely participaram de diversas oficinas.
A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, e a secretária-executiva, Kely Boscato, participaram do Intercâmbio de conhecimento Brasil - Países Baixos Repensando o sistema de gerenciamento de enchentes da região metropolitana de Porto Alegre, realizado de 20 a 22 de agosto. A chamada Conferência de Cocriação discutiu as soluções para o enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul, com vistas a aprimorar o sistema de proteção contra cheias na Região Metropolitana da capital gaúcha.
No encontro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialistas dos Países Baixos compartilham conhecimento e expertise na prevenção e mitigação dos impactos de desastres naturais. A iniciativa mais conhecida é o programa room for the river – espaço para o rio, em tradução livre –, que foi implementado a fim de reduzir o risco de inundações.
“Durante as discussões, ficou evidente a necessidade de uma agência de bacia, que inclusive pode ter atribuições de gestão do sistema de proteção contra as cheias”, assinala a presidente do Comitesinos.
A conferência foi uma iniciativa conjunta entre governo do Estado, Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, prefeitura de Porto Alegre, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e UFRGS e integrou o programa de reconstrução e resiliência climática do governo do Estado, que é dividido em três eixos: Emergencial (ações focadas no curto prazo), Reconstrução (médio prazo) e Rio Grande do Sul do Futuro (longo prazo) – ao qual se insere o projeto de sistema de contenção de cheias do Delta Metropolitano, debatido com os técnicos representantes dos Países Baixos. No escopo do plano, tramitam todos os projetos relacionados à reconstrução gaúcha.
Apresentação Plenária do Resultados
Na Apresentação Plenária do Resultados foram apontados a implementação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos da Política Nacional de Recursos Hídricos e a criação de uma Agência Regional.
Estiveram presentes especialista do Brasil, Holanda, Canada.