Comitesinos oficializa parceria com a Fepam
Comunicação Comitesinos
O Comitesinos firmou um convênio com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para troca de informações e apoio em ações de preservação e recuperação ambiental na Bacia do Rio dos Sinos. O documento foi assinado nesta terça-feira (dia 17) pelo presidente do Comitê de Bacia, Arno Leandro Kayser, e pela secretária estadual Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini (que responde também pela presidência da Fepam). Segundo Arno Kayser, trata-se, na verdade, da formalização de uma ação que vinha ocorrendo na prática.
“Desde o processo de elaboração do Plano de Bacia do Rio dos Sinos (aprovado no ano passado), a Fepam vem se fazendo cada vez mais presente no Comitesinos. E essa proximidade continua agora, com os trabalhos para tirar o Plano do papel”, ressalta o presidente. Kayser se refere a ações que vão desde o monitoramento da qualidade das águas até a adequação do licenciamento ambiental às diretrizes do Plano de Bacia.
“Temos dois sistemas de proteção ambiental atuando na Bacia do Sinos. Um é a Fepam e o outro o sistema de gestão representado pelo Comitesinos. O primeiro tem origem no viés conservacionista, de fiscalização, e o segundo nasceu da necessidade de garantir água em qualidade e quantidade para atender a população e o sistema produtivo, garantindo também a vida aquática. Os dois trabalham juntos”, explica o presidente do Comitê de Bacia.
A parceria ente as duas entidades também deverá abranger a realização de seminários e cursos entre integrantes das duas instituições. Por exemplo, para divulgação de resultados de ações e pesquisas de projetos como o VerdeSinos – que é coordenado pelo Comitesinos e que deve resultar, entre outras coisas, em um atlas sobre a situação dos banhados e áreas de conservação remanescentes na Bacia do Sinos.