Comitesinos participa de audiência pública sobre drenagem urbana
Debate realizado na Câmara de Vereadores de Esteio deu início à discussão de alternativas para minimizar e prevenir impactos causados pelas cheias na Região Metropolitana
Magali Schmitt
A diretoria do Comitesinos participou, nesta quarta-feira, de audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Esteio, para tratar de ações e medidas para aprimorar o sistema de drenagem urbana no município e Região Metropolitana. Proposto pela vereadora Fernanda Fernandes, o debate foi motivado pelas últimas cheias, ocorridas em junho, e busca alternativas para minimizar estragos e prevenir novas ocorrências.
Segundo a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, a drenagem é um tema frequente na pauta do colegiado, pois tem reflexos diretos na qualidade de vida dos moradores dos 30 municípios da bacia do Sinos.
Ao participar da discussão, o Comitê se soma a novos esforços para mitigar transtornos urbanos relacionados às mudanças climáticas, assunto que foi discutido recentemente no I Simpósio de Manejo de Bacias e Mudanças Climáticas, organizado em abril pela entidade.
“Cada vez mais temos enfrentado eventos naturais extremos que repercutem em cheias e enchentes na região e pensar soluções em longo prazo é mais que necessário”, ressalta Viviane. “Infelizmente essa realidade, somada à condição especial da nossa bacia, tende a se agravar se não tomarmos medidas de prevenção e só atuarmos na reação”.