top of page

Dia Mundial da Água

Magali Schmitt

Magali Schmitt

Hoje, Dia Mundial da Água, queremos compartilhar números positivos em relação ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

 

Segundo dados do Relatório do ODS 6 no Brasil – visão da ANA sobre os Indicadores, que será lançado esse mês pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA – atualmente 77,45% de todos os nossos corpos hídricos monitorados (entre rios, lagos, reservatórios, aquíferos etc.) têm boa qualidade da água.

 

Ainda de acordo com o levantamento, 47,8 milhões de brasileiros passaram a contar com acesso a serviços de esgotamento sanitário de forma segura entre 2009 e 2019. No entanto, 58,4 milhões de pessoas ainda não têm esses serviços, comprometendo a saúde pública.

 

Já a gestão dos recursos hídricos do Brasil avançou de 44 para 63 pontos, de 2010 a 2019, de um total de 100 pontos. Esta avaliação considera os quatro elementos indicados pela ONU: ambiente propício, instituições e participação, instrumentos de gestão e financiamento.

 

É um grande começo, mas ainda há muito trabalho a fazer!

 

 

© Freepik

bottom of page