top of page

Dourado, Carta das Águas e Sinosfera na pauta

Comunicação Comitesinos

Comunicação Comitesinos

Um balanço dos municípios que colocaram a Educação Ambiental como destaque em seus Planos Municipais de Educação (o prazo era até 23 de junho), estratégias para continuar motivando os administradores municipais em torno da Carta das Águas da Educação Ambiental e um primeiro esboço do Sistema de Informações Online Sobre Fenômenos Educativos de Relevância Ambiental  (Sinosfera). Esses foram os temas na pauta da reunião mensal das professoras do Projeto Dourado, ocorrida quarta-feira, na Unisinos.

O grupo também marcou para o próximo encontro (que será no dia 5 de agosto) a apresentação de experiências bem sucedidas e propostas de projetos a serem executados em cada município, além uma simulação de lançamento de dados no Sinosfera. No caso do Sistema, trata-se do projeto de um banco de dados das atividades em educação ambiental, com georrefenciamento. O ensaio por enquanto está sendo feito com um organograma de informações e janelas de dados de cada município, para depois ser traduzido para uma plataforma digital.

Na prática, o Sinosfera deverá possibilitar tanto o acompanhamento das atividades de feitas por municípios, como gerar relatórios das ações de Educação Ambiental, locais e regionais, por tipo, público envolvido e outros quesitos. “Será uma ferramenta importante não só pelas informações em si, mas para que os parceiros do Dourado possam visualizar e mostrar o seu trabalho, o quanto cada iniciativa tem feito a diferença”, comentou o professor  Fernando Soares, idealizador do sistema.

bottom of page