top of page

Encostas em áreas urbanas

25 de novembro de 2015

Comunicação Comitesinos

Comunicação Comitesinos

Os deslizamentos das encostas são mais comuns em locais onde foi retirada a cobertura vegetal original. Deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, principalmente nas encostas dos morros. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada das árvores.

“Hoje nós fomos na Av. Brasil observar uma colina do lado do posto do boliche, chamado Shell, fomos ver a colina que estavam desmoronando e as raízes das árvores estavam caindo com o morro que era barro, e não teria desmoronado se tivesse mais árvores por que teria mais raízes e iria ficar mais forte e segurar a terra. Tinha uma árvore que parecia  um pinheiro, mas o nome era Pinus, ele mata as outras plantinha por que ela solta um líquido”. Gustavo Fraga, 10 anos.

Os deslizamentos ocorrem por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltra no solo quando não estão protegidos por árvores e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade, o destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados pela água da chuva vão assorear arroios e rios.

Uma das maneiras de proteger as encostas é não retirar a vegetação nativa, não fazer cortes nos terrenos de encostas para evitar o agravamento da declividade… Os alunos do Projeto Dourado irão pesquisar quais espécies são mais indicadas para plantio nas encostas dos morros e como esses impactos podem ser minimizados.

Os alunos Projeto Dourado observaram, fotografaram, discutiram e irão construir games usando  o Scratch. Os jogos vão servir para informar sobre como podemos tentar minimizar os deslizamentos das encostas e evitar as construções nestes espaços.

 

bottom of page