Entrosando os atores do VerdeSinos
Comunicação Comitesinos
A tarde da quarta-feira (dia 7) foi de seminário com as equipes de pesquisas, ações de Educação Ambiental e envolvimento das comunidades, comunicação social e outras frentes do Projeto VerdeSinos. O Encontro de Aproximação dos Executores do VerdeSinos ocorreu na Unisinos, em São Leopoldo. A movimentação serviu para que a turma conhecesse os trabalhos que correm em paralelo e como eles se complementam com foco na identificação, preservação e recuperação das áreas úmidas (banhados), encostas e nascentes em toda a Bacia do Sinos. Dando sequência também, é claro, à preservação e restauração da mata ciliar na região, iniciado em 2009.
Além de conhecerem melhor os trabalhos um do outro, durante o encontro dessa tarde as equipes de pesquisa, representantes de ONGs, educadores e outros profissionais apresentaram sugestões de como poderiam cooperar entre si – com trocas de informações entre as pesquisas, palestras para a comunidade, dias de campo para estudantes, etc.
AÇÕES PRÁTICAS
Em sua fase atual, o Projeto VerdeSinos conta com 13 linhas de pesquisa, abrangendo desde destinação de resíduos até identificação e caracterização de banhados e a identificação dos serviços ambientais prestados pelas áreas úmidas. O que deverá refletir, por exemplo, na criação de Unidades de Conservação e em condições para implementação de projetos de compensação por serviços ambientais.
As ações abrangem pesquisadores da Unisinos, Feevale e Ufrgs, interagindo também com a Emater, ONGs Movimento Roessler (com sede em Novo Hamburgo) e União Protetora do Ambienta Natural (Upan, de São Leopoldo), além dos Centros Ambientais da região.
O VerdeSinos é encabeçado pelo Comitesinos e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe). A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e conta com parcerias também com o Ministério Público Estadual (MP), Irga, sindicatos rurais, prefeituras e outras instituições.