top of page

Fórum do Arroio Sapucaia e VerdeSinos promovem debate sobre cidades-esponja na Câmara de Vereadores

Evento de pré-lançamento do Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia ocorre nesta sexta-feira (14) no Legislativo leopoldense

11 de novembro de 2025

Magali Schmitt

Magali Schmitt

©Comitesinos

Evento é pré-lançamento do Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia

 

Cidades-esponja — soluções sustentáveis para enfrentar os desafios das enchentes e da gestão das águas urbanas é tema de encontro nesta sexta-feira (14), às 14 horas, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, que integra as atividades do Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia.


O debate contará com a participação da promotora de Justiça da Regional Sinos Ximena Cardozo Ferreira e a coordenadora do VerdeSinos e secretária executiva do Comitesinos Kely Boscato. A moderação será feita pelo vereador Anderson Etter (PT).


O conceito de cidades-esponja, que ganhou notoriedade após o evento extremo que acometeu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, integra um conceito maior, baseado na natureza. Conforme a promotora Ximena, trata-se de uma concepção de sistemas urbanos de drenagem sustentável que visam alterar a forma tradicional de tratar a cidade.


“Para a gente melhor conviver com as águas, precisamos facilitar a filtração, a absorção e o escoamento dessas águas através de soluções que se assemelhem aos serviços ecossistêmicos da natureza, impedindo que elas causem danos, ou minimizando os impactos causados com as precipitações pluviométricas”, ressalta.

A atividade é promovida pelo Fórum do Arroio Sapucaia, com apoio do Comitesinos, do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, da Câmara Municipal de São Leopoldo, do gabinete do vereador Anderson Etter (PT-São Leopoldo) e da Regional Sinos do MPRS. A co-realização é do VerdeSinos, que conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


O Fórum Regional visa a disseminar alternativas de construção de cidades mais resilientes e sustentáveis frente à crise climática, é preparatório do XV Seminário Água para Vida que deve acontecer no dia 26 de novembro, no Cesuca, em Cachoeirinha, a partir das 9 horas. Confira na imagem a programação completa.


Clique aqui para preencher o formulário de participação gratuita no Fórum Regional.



Notícias relacionadas

bottom of page