top of page

Mapeamento de áreas úmidas e formação de solos hidromórficos na BHRS

Estudo minucioso ajuda os agentes públicos na identificação, preservação e, principalmente, na não descaracterização desses ecossistemas

Magali Schmitt

Magali Schmitt

©Comitesinos

No total, foram mapeadas 7.070 áreas úmidas em 30 municípios

Uma das linhas de atuação do Comitesinos, desde sua criação e por ter nascido dentro do ambiente acadêmico, é fomentar a produção do conhecimento e produzir trabalhos que tenham impacto positivo na realidade da bacia do Sinos. Ao longo de seus 35 anos, a entidade assinou, patrocinou ou participou, como coautora, de inúmeras pesquisas. Um exemplo é o Mapeamento das áreas Úmidas, estudo com imagens de satélite livres que tem o objetivo de contribuir com políticas públicas. A partir desse levantamento minucioso, que pode ser incorporado aos planos diretores, agentes públicos poderão aumentar a garantia da identificação, preservação e, principalmente, a não descaracterização desses ecossistemas.


Intitulado “Contribuições para a gestão de recursos hídricos: mapeamento de áreas úmidas e formação de solos hidromórficos na bacia do Rio dos Sinos”, o trabalho de mestrado da aluna Amanda Bauer, orientado pelo professor doutor Uwe Schulz, da Unisinos, está disponível para consulta. As áreas úmidas (AUs), conhecidas internacionalmente como "wetlands" e pelo termo "banhados" no Rio Grande do Sul, são ecossistemas que desempenham um papel crucial ao fornecer uma variedade de serviços essenciais para o equilíbrio do meio ambiente e o bem-estar da sociedade (MILLENIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT, 2005; ROLON; MALTCHIK, 2006; JUNK et al., 2015).


No total, foram mapeadas 7.070 áreas úmidas, distribuídas em 30 municípios, demonstrando que 4,45% da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (BHRS) é composta por remanescentes de AU’s e que a maior extensão é encontrada na várzea.

Quanto à formação de solos hidromórficos, o experimento demonstrou que a redução do Fe3+ ocorre em aproximadamente oito dias após a saturação, enquanto a oxidação ocorre em 50 dias, em uma profundidade de 30cm, enquanto na legislação vigente, são considerados 150 dias para sua formação.


O resultado do trabalho está disponível em: bit.ly/mapeamentoareasumidas


Além da dissertação, lá você vai encontrar também:

• Descrições e coordenadas

• Mapas por município

• Shapefiles por município

bottom of page