top of page

Multiplicando conhecimentos em prol da sustentabilidade

Magali Schmitt

Magali Schmitt

Tirar manchas de roupas, lavar a louça e, principalmente não poluir a natureza. Esse é o principal ganho a partir do ecosabão produzido no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, de Novo Hamburgo. Reutilizando óleo de cozinha que seria descartado de forma incorreta ou, muitas vezes diretamente no meio ambiente, a equipe do CEAES não só encontrou uma forma de aproveitamento do produto, como uma maneira de propagar esse conhecimento, por meio do projeto Multiplicadores Ambientais, que ensina boas práticas a alunos do município.

 

Além de  a entender a importância de preservar, as crianças compartilham o aprendizado mais tarde, na escola, e em casa, com familiares. Em 2019, quase 11 mil pessoas da região e de diversas idades visitaram o CEAES e tiveram acesso a essas e várias outras atividades voltadas ao  meio ambiente. “O Multiplicadores Ambientais amplia o alcance das nossas ações e garante que mais pessoas possam aprender”, explica a coordenadora do projeto, Fabiane Melo.

 

O Multiplicadores Ambientais é desenvolvido em parceria com o VerdeSinos, processo permanente voltado à sustentabilidade da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos coordenado desde 2009 pelo Comitesinos.

 

 

Receita do Ecosabão*

Material necessário

- 5 litros de óleo de cozinha usado (coado)

- 2 litros de água quente

- 1 Kg de soda em escamas (hidróxido de sódio 96%)

- 100 gr de sabão em pó (opcional)

- 1 balde, 1 colher grande de pau ou plástico, 1 caixa de madeira ou plástico, 1 saco de lixo, jornal, luvas e óculos de proteção

 

 

Preparo

- Coloque toda a soda no fundo do balde

- Acrescente a água quente com cuidado, mexendo devagar até diluir todas as escamas da soda

- Adicione o óleo devagar, mexendo sem parar a mistura

- Quando a mistura começar a engrossar nas laterais do balde, colocá-la na caixa encapada com o saco de lixo

- Deixe secar por 24 horas. Após esse período, vire a caixa em cima de jornais. Corte do tamanho desejado e deixe secar por mais alguns dias.

Está pronto para usar!

 

*Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet – Lomba Grande/Novo Hamburgo

bottom of page