Novo comando e plenária renovada
Comunicação Comitesinos
Representante do setor da Indústria no Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), Adolfo Antônio Klein foi eleito e empossado na quinta-feira (dia 17) para a presidência da entidade até 2017. Ele terá como vice o técnico agrícola Claudinei Baldissera, que representa a Emater no colegiado do Comitesinos (na categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão). A plenária que elegeu a chapa ocorreu à tarde, na Unisinos e a votação foi unânime. A eleição foi pouco depois da posse do novo colegiado do Comitê de Bacia. O processo foi acompanhado pelas representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), Carmem Lúcia Silveira da silva e Patrícia Moreira Cardoso.
Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do Comitesinos, Arno Kayser, ressaltou o trabalho realizado nos dois mandatos em que esteve à frente da entidade – tendo o atual presidente como vice. “O grande destaque acho que foi a conclusão do Plano de Bacia, onde já temos também muitas ações encaminhadas e segue o desafio de tornar suas metas realidade”. Kayser ressaltou que todas as conquistas são, na verdade, fruto do trabalho de toda a diretoria e do colegiado da entidade.
BALANÇO
No balanço dos últimos anos, o ex-presidente enumerou também números do Projeto VerdeSinos (de preservação e recuperação de mata ciliar, encostas, nascentes e banhados), que mobilizou mais de 8 mil pessoas e teve um investimento de R$ 2 milhões nos últimos anos – patrocínio do programa Petrobras Socioambiental; do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos, que movimentou quase 2 mil pessoas em um investimento de R$ 358,6 mil em patrocínio da Refap/Petrobras e outras ações com apoio de outros parceiros. Ele agradeceu também à Unisinos, que praticamente desde o início do Comitesinos abriga a entidade em seu campus, garantindo estrutura de informática, telefone e outros itens. “São todas conquistas de toda a plenária, já que o Comitesinos tem, desde sua criação, essa característica de pluralidade nas ações.”
HOMENAGENS
Kayser e Klein (que terminou seu mandato como vice-presidente) receberam uma homenagem pelo trabalho feito até aqui. Outra homenageada foi a coordenadora da Rede Ambiental Sinos do Ministério Público Estadual, Ximena Cardoso Ferreira. A secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, fez uma breve retrospectiva do trabalho feito pela promotora reforçando a parceria entre o MP/RS e o Comitesinos. Ximena, que está deixando o comendo da Rede Sinos para fazer um mestrado na Espanha, agradeceu a homenagem e ressaltou que a relação institucional deve continuar, tonto pelos avanços como pelo potencial do trabalho em conjunto pela Bacia do Sinos.
VAGAS EM ABERTO
O novo presidente assumiu reforçando principalmente a continuidade das ações para implantação do Plano de Bacia. “Temos diversos itens do Plano já sendo trabalhados ou colocados em prática, mas a comunidade da região deve continuar atenta ao que planejou para as próximas décadas”, reforçou. Klein também ressaltou que o Comitesinos pretende reforçar as parcerias com mais entidades e prefeituras da região, além de continuar presente em outros espaços de discussão sobre a política de recursos hídricos do Estado.
Nas próximas semanas, o Comitesinos deve fazer um novo chamamento para completar seu colegiado. Isso porque, apesar do processo de renovação ter tido uma disputa acirrada em uma das categorias – a tal ponto que atrasou a posse do grupo (veja AQUI), algumas categorias não tiveram todas as suas vagas de titulares e suplentes preenchidas. Caso das categorias Instituições de Ensino e Pesquisa (um titular e quatro suplentes em aberto), Lazer e turismo (vaga de titular e suplente a preencher), Mineração (falta um suplente) e entidades de governo (só uma das oito vagas foi preenchida, pela Fundação Zoobotânica do Estado).