top of page

Novo comando e plenária renovada

20 de setembro de 2015

Comunicação Comitesinos

Comunicação Comitesinos

Representante do setor da Indústria no Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), Adolfo Antônio Klein foi eleito e empossado na quinta-feira (dia 17) para a presidência da entidade até 2017. Ele terá como vice o técnico agrícola Claudinei Baldissera, que representa a Emater no colegiado do Comitesinos (na categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão). A plenária que elegeu a chapa ocorreu à tarde, na Unisinos e a votação foi unânime. A eleição foi pouco depois da posse do novo colegiado do Comitê de Bacia. O processo foi acompanhado pelas representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), Carmem Lúcia Silveira da silva e Patrícia Moreira Cardoso.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do Comitesinos, Arno Kayser, ressaltou o trabalho realizado nos dois mandatos em que esteve à frente da entidade – tendo o atual presidente como vice. “O grande destaque acho que foi a conclusão do Plano de Bacia, onde já temos também muitas ações encaminhadas e segue o desafio de tornar suas metas realidade”. Kayser ressaltou que todas as conquistas são, na verdade, fruto do trabalho de toda a diretoria e do colegiado da entidade.

BALANÇO

No balanço dos últimos anos, o ex-presidente enumerou também números do Projeto VerdeSinos (de preservação e recuperação de mata ciliar, encostas, nascentes e banhados), que mobilizou mais de 8 mil pessoas e teve um investimento de R$ 2 milhões nos últimos anos – patrocínio do programa Petrobras Socioambiental; do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos, que movimentou quase 2 mil pessoas em um investimento de R$ 358,6 mil em patrocínio da Refap/Petrobras e outras ações com apoio de outros parceiros. Ele agradeceu também à Unisinos, que praticamente desde o início do Comitesinos abriga a entidade em seu campus, garantindo estrutura de informática, telefone e outros itens. “São todas conquistas de toda a plenária, já que o Comitesinos tem, desde sua criação, essa característica de pluralidade nas ações.”

HOMENAGENS

Kayser e Klein (que terminou seu mandato como vice-presidente) receberam uma homenagem pelo trabalho feito até aqui. Outra homenageada foi a coordenadora da Rede Ambiental Sinos do Ministério Público Estadual, Ximena Cardoso Ferreira. A secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, fez uma breve retrospectiva do trabalho feito pela promotora reforçando a parceria entre o MP/RS e o Comitesinos. Ximena, que está deixando o comendo da Rede Sinos para fazer um mestrado na Espanha, agradeceu a homenagem e ressaltou que a relação institucional deve continuar, tonto pelos avanços como pelo potencial do trabalho em conjunto pela Bacia do Sinos.

VAGAS EM ABERTO

O novo presidente assumiu reforçando principalmente a continuidade das ações para implantação do Plano de Bacia. “Temos diversos itens do Plano já sendo trabalhados ou colocados em prática, mas a comunidade da região deve continuar atenta ao que planejou para as próximas décadas”, reforçou. Klein também ressaltou que o Comitesinos pretende reforçar as parcerias com mais entidades e prefeituras da região, além de continuar presente em outros espaços de discussão sobre a política de recursos hídricos do Estado.

Nas próximas semanas, o Comitesinos deve fazer um novo chamamento para completar seu colegiado. Isso porque, apesar do processo de renovação ter tido uma disputa acirrada em uma das categorias – a tal ponto que atrasou a posse do grupo (veja AQUI), algumas categorias não tiveram todas as suas vagas de titulares e suplentes preenchidas. Caso das categorias Instituições de Ensino e Pesquisa (um titular e quatro suplentes em aberto), Lazer e turismo (vaga de titular e suplente a preencher), Mineração (falta um suplente) e entidades de governo (só uma das oito vagas foi preenchida, pela Fundação Zoobotânica do Estado).

bottom of page