Prefeitura de São Leopoldo assina Termo de Adesão ao VerdeSinos
Retorno do Município ao projeto coordenado pelo Comitesinos desde 2009 é emblemático e resultará em ganhos para toda a comunidade da bacia
Magali Schmitt
A prefeitura de São Leopoldo voltou a integrar, oficialmente, o projeto VerdeSinos, nesta segunda-feira (15). A assinatura do Termo de Adesão pelo prefeito Ary Vanazzi, ocorreu na Secretaria do Meio Ambiente, com a participação do titular da pasta, Anderson Etter. Parceiro do Comitesinos há longa data, o Município adere à etapa 4, se juntando às iniciativas que já vêm sendo desenvolvidas por outras cidades da bacia.
Coordenado pelo Comitesinos desde 2009 e reconhecido pelos resultados expressivos à bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, o VerdeSinos é uma ação continuada que nasceu voltada à recuperação de mata ciliar e que atualmente atua em diversas frentes: geração de conhecimento e pesquisa científica, obras de infraestrutura em Unidades de Referência, proteção de nascentes, educação ambiental.
“O retorno da prefeitura e São Leopoldo ao VerdeSinos é emblemático porque é a cidade sede do Comitesinos”, explica a presidente Viviane Feijó Machado. “E embora São Leopoldo sempre tenha se mantido no projeto, apoiando de várias formas, a formalização via Termo de Adesão vai estimular outros municípios a se somarem à iniciativa”, ressalta. “E quem ganha, com certeza, é a comunidade da bacia”.
Articulação institucional — Desde o início das atividades do VerdeSinos, resultado de um projeto piloto idealizado por Emater-ASCAR/RS, Ministério Público e Comitesinos, já foram recuperados mais de 900 hectares de margens de corpos hídricos, realizadas obras em diferentes municípios e promovida uma intensa mobilização social em torno da educação ambiental.
Na prática, o VerdeSinos promove a articulação institucional, dá apoio técnico, proporciona troca de experiências, desenvolvimento de conhecimento e metodologias, além de apoio financeiro para execução de obras e ações pedagógicas. Cada entidade parceira atua exclusivamente nas suas atribuições e área de competência e, por meio do trabalho coletivo, se potencializam recursos e meios. Os valores utilizados são provenientes de editais públicos e revertidos em prol da bacia.
Para saber mais sobre o VerdeSinos e o resultado das etapas anteriores, clique aqui.
Foto: Thales Renato/PMSL/Divulgação