top of page

Sala de Situação é referência no monitoramento das condições hidrometeorológicas do RS

Magali Schmitt

Magali Schmitt

!

Referência no monitoramento e previsão das condições hidrometeorológicas do Rio Grande do Sul desde 2015, a Sala de Situação da Secretaria Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS) funciona como um centro de prevenção, monitoramento e mapeamento de eventos hidrológicos integrado à Agência Nacional de Águas (ANA). Sua missão é contribuir para a gestão integrada de bacias hidrográficas e identificação de ocorrência de eventos extremos, mediante acompanhamento e previsão, com o fim de minimizar os efeitos adversos de secas e inundações.

 

Uma de suas principais atribuições é a articulação com a Defesa Civil, que recebe avisos exclusivos que colaboraram para emissão de alertas às Coordenadorias Regionais do estado. Em 2016, foram emitidos 33 Avisos de tempo severo que contribuíram para a tomada de decisão, fornecendo subsídios técnicos e informações específicas para o Rio Grande do Sul.

 

A Sala de Situação também presta um serviço relevante à sociedade, a partir do Portal da Sala de Situação. Lançado em 2016 durante a Expointer, o site possibilita a consulta o nível dos rios e a ocorrência de chuva em mais de 200 pontos de monitoramento. No portal também são publicados todos os boletins emitidos, além de outras informações de interesse público como dados de Climatologia do Estado e notícias relevantes acerca de eventos hidrometeorológicos extremos.

 

Com elaboração de boletins diários, semanais e mensais, o serviço se insere no contexto amplo do Sistema de Gestão Integrada de Desastres, em andamento no Rio Grande do Sul, sendo de extrema relevância e interesse público. Hoje, a Sala de Situação tem um papel central na ampliação da rede hidrometeorológica, implantação de banco de dados, aplicação de modelos numéricos, análise de imagens de satélite, confecção de mosaico de radares meteorológicos, elaboração de boletins e emissão de avisos de tempo severo e extremos hidrológicos.

 

Clique aqui para ter acesso aos boletins diários, a imagens climatológicas e de satélite, para ver os mapas e ainda os dados das estações monitoradas em todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: SEMA

bottom of page