top of page

Saneamento e Plano de Bacia em reunião de comissão de vereadores

Comunicação Comitesinos

Comunicação Comitesinos

O presidente do Comitesinos, Arno Kayser, falou sobre o Plano de Bacia do Rio dos Sinos na última reunião do Comitê Interlegislativo de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos, quarta-feira (dia10), em Sapiranga. A pauta do encontro era a situação do tratamento de esgoto ao longo do Rio dos Sinos e a fala principal foi dos representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Eles fizeram um balanço e uma projeção dos investimentos da companhia em sistemas de tratamento de esgoto na Bacia do Sinos.

Mas Kayser abriu os trabalhos, como convidado do grupo, ressaltando a importância desses sistemas para uma das principais metas do Plano de Bacia, que é justamente a redução da carga poluidora nas águas da região. Ele lembrou que a aprovação do Plano completa um ano nesta semana (nesta sexta, dia 11 – e que o “aniversário” será em 3 de julho, data da plenária de seu lançamento oficial.

O presidente também reforçou outras linhas importantes de atuação, previstas no documento, como o monitoramento da qualidade da água na Bacia e a proteção e minimização dos impactos negativos das cheias. E como essas metas acabam ligadas. “Só na enchente de 2011 e considerando apenas o município de São Leopoldo, o prejuízo chegou a R$ 13 milhões. Valor que daria um bom suporte, por exemplo, na construção de uma estação de tratamento de esgotos (ETE)”, comparou.

Kayser ainda reforçou o trabalho de Educação Ambiental feito na região e fato da comunidade também ter colocado no mapa seus objetivos de qualidade da água a serem buscados em cada trecho do Rio dos Sinos e seus principais afluentes (no Enquadramento das Águas). “O fato é que há tarefas para todos, a serem colocadas em prática nos próximos anos: para Legislativo, Executivo e comunidade.”

bottom of page