Sema promove primeira reunião com empresa que prestará apoio aos 25 Comitês de Bacias do RS
Iniciativa irá qualificar e padronizar fluxos administrativos e fortalecer a governança do Sistema Estadual de Recursos Hídricos

Magali Schmitt

Foto: Alisson Santos - Ascom Sema
reunião com a empresa F & F Escritório Virtual de Apoio Administrativo Ltda.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu, na manhã desta quarta-feira (28/1), a primeira reunião com a empresa F & F Escritório Virtual de Apoio Administrativo Ltda, responsável pelo apoio administrativo aos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas (CBH) do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu diretores e representantes dos 25 comitês do Estado e teve como objetivo apresentar a empresa contratada e detalhar o fluxo de atividades que será desenvolvido ao longo do contrato.
A iniciativa busca dar a estrutura administrativa necessária para o funcionamento adequado dos Comitês de bacias, qualificando e padronizando os processos administrativos e fortalecendo a governança do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Entre os serviços previstos estão a tramitação de documentos, organização e acompanhamento de reuniões presenciais e virtuais, elaboração de atas e resoluções, divulgação das atividades e apoio aos processos eleitorais dos colegiados.
A contratação foi realizada por meio de edital e processo licitatório, com vigência de dois anos, podendo ser prorrogada conforme previsto em contrato. A expectativa é garantir mais agilidade, dinamismo e eficiência às rotinas administrativas, permitindo que os comitês concentrem seus esforços nas decisões técnicas relacionadas à gestão das águas.
A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, destacou que o processo será construído de forma conjunta entre a Sema, a empresa de assessoramento e os comitês, garantindo aprendizado mútuo e apoio ao dia a dia dos colegiados. “Trata-se de um projeto inovador, que busca mais eficiência e organização na gestão pública, qualificando os processos administrativos e fortalecendo o apoio as atividades dos comitês”, afirmou.
A sócia da empresa, Veridiana Fraga, ressaltou que o principal objetivo do trabalho é desonerar os comitês das demandas administrativas. “Vamos atuar de forma colaborativa, agregando e apoiando as atividades, além de padronizar e aperfeiçoar processos, para que os comitês possam manter o foco nas decisões técnicas e estratégicas”, explicou.
A abertura da reunião foi conduzida pelo secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, que destacou que a empresa contratada atuará com o apoio do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema, responsável pela gestão e fiscalização do contrato. O departamento será encarregado de orientar tecnicamente a execução dos serviços, bem como de acompanhar, fiscalizar e avaliar o desempenho da empresa, conforme os termos do acordo de prestação de serviços.
O papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas
O Rio Grande do Sul é dividido em 25 bacias hidrográficas, cada uma com um Comitê de Gerenciamento de Bacia. Os comitês são instâncias colegiadas de Estado que reúnem representantes do poder público, usuários da água e da sociedade civil, criando estruturas consultivas em que são promovidos os debates sobre as bacias hidrográficas (ou cursos hídricos). Entre suas funções está o acompanhamento das metas do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e das tomadas de decisões sobre o uso da água em cada bacia.
Fortalecimento da gestão hídrica
A contratação da empresa de apoio administrativo integra um conjunto de ações da Sema voltadas ao fortalecimento da governança das águas no Rio Grande do Sul. Em 2025, a pasta concluiu iniciativas como a Fase C do Plano da Bacia dos Rios Taquari-Antas, o lançamento do Portal dos Comitês, a realização de capacitações técnicas e a participação em eventos nacionais, como o Fórum Brasil das Águas e o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB).
Para 2026, estão previstas medidas estratégicas, como a implementação de projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a atualização dos Planos de Bacia e outras ações voltadas à segurança hídrica e à regulação do uso da água no Estado.
Texto: Tamires Tuliszewski – Ascom Sema
