top of page

Seminário Água para Vida promove feira científica e debates sobre importância dos banhados

Parceria entre Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia e projeto VerdeSinos é resultado de um sonho acalentado pela homenageada Maria Francisca Dutra

2 de dezembro de 2025

Magali Schmitt

Magali Schmitt

©Comitesinos/Júlio Neves Fotografia

Banhados: desafios e oportunidades na manutenção das áreas úmidas foi o tema central do XV Seminário Água para Vida ocorrido em 26/11 no Cesuca, em Cachoeirinha. Promovida pelo Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia e VerdeSinos, a discussão reuniu técnicos, acadêmicos, profissionais de diversas áreas, representantes da iniciativa pública, privada e sociedade, para pensar alternativas para esses importantes ecossistemas.  

A programação contou com a primeira Feira de Iniciação Científica Maria Francisca Dutra, com a participação produções estudantis, além de homenagem póstuma à Chica, idealizadora do Fórum.

Conforme a professora Sandra Grohe, a parceria do Projeto VerdeSinos com o Fórum Regional da Sub Bacia do Arroio Sapucaia foi fundamental para a realização do Seminário Água para a vida, que em 2205 chegou a sua 15ª edição, no mesmo ano em que o Fórum completou duas décadas.

Durante esses 20 anos, a grande preocupação do coletivo sempre foi com a água, todos os rios, arroios e córregos que estão ligados ao Arroio Sapucaia — o principal tema para a entidade. Assim como o VerdeSinos, que sempre teve como sua pauta primordial a conservação das matas ciliares, o plantio de árvores, a educação ambiental e produção do conhecimento, em uma união que faz toda a diferença.

“Tínhamos todo um trabalho junto com a coordenadora do Fórum da Sub Bacia do Arroio Sapucaia, a Maria Francisca Dutra, e este ano ela partiu, nos deixou”, ressalta Sandra. “Ela chegou a fazer todas as tratativas com o Comitesinos e o VerdeSinos para o evento no início de 2025 e este foi o começo de uma grande parceria”.

Trocas — A professora também comenta sobre a potência do seminário, dos encontros e trocas possibilitadas. “Foi um evento muito almejado pela Chica. E foi lindíssimo, principalmente pela presença das crianças, por elas participarem levando seus projetos. A Feira de Iniciação Científica foi uma bela homenagem, que agora vai acontecer todos os anos”, acrescenta. “A parceria com o Verde Sinos foi fundamental para que tudo acontecesse e não sei se teríamos conseguido sozinhos realizar o seminário”.

O encontro propiciou também debates sobre os desafios na conservação das áreas úmidas e oportunidades e soluções à manutenção dos banhados. Também contou com apresentação musical de Carlos Rasch, voz e violão, cantando sobre a necessidade urgente de cuidarmos do nosso Rio dos Sinos.

 

Sobre o VerdeSinos — coordenado pelo Comitesinos desde 2009, o VerdeSinos é uma ação continuada voltada à sustentabilidade da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, com foco na água. Com resultados efetivos e mensuráveis, desde sua criação, a iniciativa vem promovendo articulação institucional, apoio técnico, troca de experiências, produção de conhecimento e metodologias, captação de recursos e apoio financeiro para execução de ações pedagógicas nos 30 municípios que compõem a bacia. Dividido em fases, o projeto está sua quinta etapa, realizada pelo Comitesinos e Movimento Roessler em parceria com Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Notícias relacionadas

bottom of page