Comitesinos apresenta nova identidade visual
Design de Maria criou a marca que a entidade começou a usar no início de 2019, acompanhando tanto a sociedade quanto sua própria transformação em 30 anos
Magali Schmitt
O Comitesinos iniciou 2019 apresentando sua nova identidade visual. Criada pela designer Carolina Fillmann, do studio Design de Maria, a marca acompanha as transformações do Comitê — que em 2018 comemorou 30 anos de trabalho em prol da sustentabilidade da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos —, e da própria sociedade. O objetivo da mudança é mostrar que a atuação do colegiado é focada em ações que abrangem todos os setores, não apenas na água.
A nova marca começou a ser usada em todas as peças, documentos e canais do Comitesinos gradativamente a partir da virada do ano. A identidade visual destaca a força e a união através de figuras humanas estilizadas que se abraçam e, unidas, dão forma e força ao trabalho do Comitesinos. A desconstrução do nome próprio em duas palavras unidas busca reforçar que o Comitesinos é um grupo de trabalho que atua pelo rio do Sinos. Já o símbolo, em variações de tons de azul, remete à água e, também, à diversidade que forma o Comitê.
“A Carol enfrentou um desafio e conseguiu captar exatamente o que queríamos traduzir”, explica o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein. “Nosso objetivo era criar uma marca forte que focasse na união das diferentes entidades que compõem o Comitê e na sólida trajetória que traçamos até aqui”, ressalta.
“Somos um coletivo e embora tenhamos a água na essência, o trabalho realizado por nós é muito mais abrangente e transcende essa máxima”, completa o vice-presidente, Anderson Etter. “E nossa identidade visual agora reflete exatamente isso: um grupo com diferentes pessoas que buscam o mesmo objetivo”.