Gravatahy define valores para cobrança pelo uso da água
Comitê será o segundo do RS a definir forma e preço para a implementação da ferramenta que atende à legislação federal e estadual. Reunião será dia 10/09
Magali Schmitt
©Google Earth
Foz do Rio Gravataí.
O Gravatahy está prestes a se tornar o segundo comitê de bacia hidrográfica do Estado a definir mecanismos e valores para a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, atendendo à legislação. Assim, quando o Governo implementar a cobrança, tanto o Comitesinos, quanto o Gravataí terão suas prioridades e ações pré-definidas para as respectivas bacias resguardadas, assim como o valor acordado com os usuários das diferentes categorias que retiram água dos rios para suas atividades. Os colegiados que não fizerem seu tema de casa, ficarão sujeitos às regras que forem estabelecidas pelo Estado.
“Estamos desde 2023 construído um processo na plenária do Comitê, com uma metodologia que leva em consideração nosso Plano de Bacia, de 2011. Nosso processo é pedagógico e construtivista, muito mais que arrecadatório. Atender a Legislação Federal e Estadual é o mínimo que se espera de todos os setores envolvidos. Acordamos a forma e agora cabe ao Executivo implantar a definição da plenária do CBHGravatahy”, destaca o presidente Sérgio Cardoso.
A 407ª Reunião Ordinária do Gravatahy ocorre dia 10 de setembro, terça-feira, a partir das 13h30. O encontro será no Assentamento Filhos de Sepé, na Rua do Progresso, número 1.000, Estrada Santa Fé, parada 72, Águas Claras, em Viamão.