top of page

Viviane Feijó Machado é agraciada com a Medalha da 56ª Legislatura da ALRS

Presidente do Comitesinos recebeu uma das maiores honrarias concedidas pelo Legislativo a indivíduos que contribuem com o desenvolvimento social do Estado

28 de novembro de 2024

Magali Schmitt

Magali Schmitt

©Kelly Demo Christ/PT/ALRS

Cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, reunindo autoridades, familiares e amigos de Viviane.

A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, foi agraciada, nesta quinta-feira, com a medalha da 56ª Legislatura — uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado a indivíduos que contribuem ao desenvolvimento social do Rio Grande do Sul. A distinção significa, também, o reconhecimento à liderança feminina de Viviane, a primeira mulher a presidir o Comitesinos, três décadas e meia após sua criação, em 1988. A homenagem foi proposta pelo deputado Miguel Rossetto, que preside a Frente das Águas.


Viviane é formada em Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de especialista em Gestão para o Meio Ambiente e em Engenharia de Saneamento. Como presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), desempenhou papel fundamental na aprovação da cobrança pelo uso da água, um marco para a gestão hídrica da região. Também atua no Semae de São Leopoldo, onde ocupou o cargo de supervisora e, atualmente, de diretora de operação, contribuindo à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da água e à eficiência dos sistemas de saneamento.


“É uma profissional cujo exemplo inspira futuras gerações de gestores ambientais e reforça a importância de práticas sustentáveis em um contexto de crescente demanda por soluções inovadoras para o enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos”, ressaltou o deputado Rossetto.


Em sua fala, Viviane destacou a importância do reconhecimento ao trabalho e à liderança feminina na sociedade atual. Em seus mais de 35 anos de história, é a primeira vez que o Comitesinos tem uma presidente mulher.


bottom of page