Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

19/03/2015

Atividades pelo Dia do Rio dos Sinos

O Dia do Rio dos Sinos (festejado na terça-feira) está tendo movimentação durante toda a semana, com a participação do Comitesinos, em diversos municípios da Bacia do Rio dos Sinos. A entidade está sendo representada nas ações pelos parceiros, agentes e multiplicadores dos projetos Dourado e VerdeSinos – que têm patrocínio da Petrobras, respectivamente, através da Refap S/A e do Programa Petrobras Socioambiental.

Entre os agitos da terça, Novo Hamburgo teve parte de sua programação no Balneário Municipal Victor Mateus Teixeira, junto à Estrada Leopoldo Petry. Crianças e adolescentes de diversas escolas do município participaram do plantio de mudas e sementes de árvores nativas, junto às margens do Rio dos Sinos. Eles também tiveram um relato sobre o histórico da área (que é um espaço de lazer badalado e um dos principais focos de ações de recuperação no município).

A ação envolveu o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, escolas, além do consórcio Pró-Sinos. O relato da linha do tempo da mobilização social pelas águas da região abrangeu diversas ações do Programa permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos. “Principalmente as ações do Projeto VerdeSinos, mas também o Monalisa e o Dourado”. Ela ainda mostrou aos estudantes camisetas e frases de ações emblemáticas na região e fotos do antes e depois da área do balneário, que vem sendo arborizada nos últimos anos por ações de replantio.

 PORTÃO

Outro município que teve movimentação no Dia do Rio dos Sinos foi Portão, onde as reflexões sobre a importância da água foram estimuladas pela apresentação de um teatro e uma palestra sobre saneamento básico. O espetáculo Afinal! Depende de quem?, foi encenado pela Companhia de Teatro Curto Arte, de Ivoti. O enredo, de autoria e direção de Carlos Alberto Klein, conta a história de três palhaços desempregados, que se juntam depois do circo ter fechado devido ao desperdício de água e desleixo com os resíduos.

O espetáculo interativo mostrou à criançada a importância de cuidados básicos, como separar o lixo, não jogá-lo no chão e não desperdiçar alimentos e água. Em seguida, a palestra do Pró-Sinos explicou aos estudantes o que é e a importância do saneamento básico nas cidades e para a preservação do rio.

A coordenadora do Projeto Dourado no município, Marisa Braga, que conduziu a atividade, conta que a movimentação se repetiu pela manhã e à tarde.. “Tivemos presença maciça dos estudantes e, claro, o assunto também já vinha sendo trabalhado em sala de aula”, completa a professora.

O dia teve ações também em Estância Velha e nesta sexta-feira (dia 20) haverá movimentação em Campo Bom, com a reunião regional do Projeto VerdeSinos. Parceiros do projeto vão discutir o tema Metodologias participativas em Educação Ambiental, das 10 às 15 horas, no Centro Ambiental do município. A sexta terá também mais programação em Novo Hamburgo (blitz com distribuição de lixeiras, copos de água e folhetos junto ao Bourbon Shopping).

Já o sábado terá movimentação em São Leopoldo, mais precisamente na Unisinos: das 8h30 ao meio-dia, na sala E02 103 haverá o início do curso desenvolvido pelo Movimento Roessler.

Confira abaixo as imagens de Portão e Novo Hamburgo :

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul