Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

17/09/2013

Celebração em Novo Hamburgo e com Campo Bom

“Que as escolas também participem dos trabalhos de elaboração do Plano de Bacia da região. Que chamem para si essa tarefa, a partir dos documentos que estão no Comitesinos.” O desafio, proposto pelo secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, foi destaque na 5ª etapa da Celebração das Águas da Bacia do Rio dos Sinos. O evento ocorreu na sexta-feira (dia 13), no Parque Municipal Luís Henrique Roessler (Parcão), no bairro Hamburgo Velho. Carabajal se referiu ao processo de mobilização social para o Plano Sinos, iniciado na quinta-feira e que pretende envolver toda a comunidade no processo (veja matéria acima).

A etapa hamburguense da Celebração das Águas contou com a autoridades, estudantes e professores também de Campo Bom. Segundo a representante da Secretaria de Educação campo-bonense, Cristiane Hermann, o evento é uma oportunidade para cada um pensar no seu papel na preservação dos recursos hídricos. “Pensar na água não só lá no leito do Rio, mas também em nossas ações diárias. Desde o abrir a torneira para escovar os dentes, usar mais a vassoura e menos a mangueira”, assinalou. “Essas pequenas ações de todo o dia também ajudam a melhorar a qualidade da água”, completou.

LIGAÇÃO

À sobra das árvores do Parção, o presidente do Comitesinos também fez referência à etapa iniciada no dia anterior no processo de elaboração do Plano Sinos, ligando o fato ao espírito da Celebração e à própria história do surgimento do Parque Luís Roessler. “Assim como a comunidade está se unida agora pelas suas águas, no passado foi essa união que resultou no surgimento do Parcão. Nos anos 80 esse lugar, que é nascente de vários arroios, estava para se tornar um loteamento de alto padrão. Foram dois anos de insistência da comunidade até que a prefeitura adquiriu a área e transformou-a no que ela é hoje”, recordou Kayser. “O rio nos une. Então temos que às vezes fazer esses momentos para criar força”, arrematou.

Dessa vez, além das amostras de Campo Bom e de Novo Hamburgo (coletadas em diversos arroios da cidade), a mistura das águas contou também com uma amostra da nascente do Rio dos Sinos, em Caraá. A bênção ficou a cargo do pastor Paulo Mello, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Logo depois do espetáculo O Rio em Nós, do músico Nenung, as águas foram levadas em uma pequena procissão até o Arroio Wiesenthal (ainda dentro do parcão). Ali Nenung ainda fez uma reflexão sobre a natureza a partir da perspectiva budista, os estudantes fizeram uma oração e as águas foram derramadas no arroio.

ROTEIRO

A Celebração, que começou em 6 de agosto, já passou por Santo Antônio da Patrulha (valendo também para Caraá), Taquara (e Parobé), Três Coroas (onde valeu também para Igrejinha) e Sapiranga (com Araricá). A próxima etapa será em Estância Velha e Portão, na próxima quarta-feira, dia 18). Depois, ocorrerão ainda as etapas de  São Leopoldo e Sapucaia do Sul (dia 25) e de Esteio e Canoas (em 2 de outubro).

 

 

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul