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09/07/2014

Encontros para aperfeiçoar multiplicadores

A terça-feira foi de aperfeiçoamento de professores em Igrejinha e Taquara, dentro das ações da Oficina de Elaboração de Projetos, promovida pelo Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos. Em Igrejinha, os encontros ocorreram pela manhã e à tarde, no Centro de Educação Ambiental augusto Kampff (Ceaak) e com a participação de 20 professores da rede municipal de ensino. “Tivemos um representante das séries iniciais (1º ao 5º ano) de cada escola”, contou a coordenadora local do projeto Dourado, Carla Anelize Pilger.

A qualificação ficou a cargo dos professores do Ceaak e abrangeu desde os conceitos básicos sobre bacia hidrográfica até a formação do Rio Paranhana e o quadro atual da qualidade das águas da região. “Reforçamos a importância dos professores promoverem atividades em campo e utilizarem uma metodologia que realmente faça os alunos sentirem-se como parte de um sistema hídrico”, resumiu Carla.

Conforme a coordenadora do Dourado, a turma deverá ter ainda uma oficina de monitoramento ambiental a partir de macroinvertebrados. Ou seja, os professores aprenderão a verificar a qualidade da água a partir da presença e quantidade de insetos aquáticos e pequenos crustáceos. “Eles receberam a tarefa de planejarem e executarem estratégias de educação ambiental que aumentem a percepção dos alunos sobre o ecossistema local”, contou a coordenadora do Dourado.

A intenção é que tanto o aprendizado repassado aos professores como o exercício em cada escola seja incluído em uma cartilha de educação ambiental que deverá ser lançada em setembro no município.

TAQUARA

Em Taquara, o encontro foi no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e envolveu os 26 professores da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Comvida) do município. Eles foram apresentados à sistemática do projeto Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município, desenvolvido pelo Comitesinos com apoio da Refap. A coordenadora local do Dourado, Sabrina Dinorá Santos do Amaral, mostrou ao grupo aos adesivos indicativos de boas práticas a serem colados no mapa artístico sobre as águas do município.

“Serão feitas saídas a campo com os estudantes e eles deverão localizar os impactos ambientais e boas práticas de conservação das águas. Depois, esses pontos deverão ser assinalados no mapa, com os adesivos”, contou Sabrina, sobre o trabalho que será levado às escolas. Em seguida, o grupo percorreu uma trilha pelo campus da Faccat, onde tiveram uma mostra do exercício que cada um terá que promover com os alunos de suas escolas. “A Faccat fica em uma microbacia onde podemos observar em escala reduzida vários aspectos o ecossistema da região”, ressaltou o professor Liceu Piovesan, que coordenou a caminhada.

A turma observou na prática a importância da mata para controle da temperatura e a saúde do solo, o funcionamento do lençol freático (como a água percorre o subsolo da parte alta até os rios e banhados) e a importância das áreas úmidas como filtro e reguladoras dos recursos hídricos. Os professores também viram de o sistema simples de tratamento de esgoto da Faccat, a área de compostagem de restos de podas, o viveiro de mudas e a cisterna do campus.

 OFICINA

A Oficina Projetos do PPEA vem ocorrendo desde o ano passado, ensinando aos professores como elaborar projetos para captar recursos junto a entidades públicas e privadas, através de editais ou programas de responsabilidade ambiental. Depois das etapas em sala de aula, quando aprenderam a identificar ações que aliassem educação ambiental a recuperação ou preservação junto a suas comunidades, agora a turma está colocando em prática seus projetos.

Isso contando com um recurso de R$ 10.833,33, repassado pelo PPEA (dentro do patrocínio da Petrobras) para cada iniciativa. Dinheiro que está sendo reforçado com outras parcerias buscadas pelos professores em suas comunidades – o que, aliás, também faz parte do aprendizado. Até novembro, os participantes devem fazer o fechamento das atividades propostas em seus orçamentos.

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