Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

01/09/2015

Plenária bate martelo sobre impasse entre categorias por vagas

Depois de quatro tentativas fracassadas de consenso, coube à plenária do Comitesinos definir, na última semana, como serão preenchidas as vagas da categoria Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos para o próximo mandato do colegiado, que começa no próximo dia 10. Pela votação da maioria, a plenária definiu, primeiro, que caberiam às companhias de saneamento quatro das seis vagas para titulares e suplentes na categoria, sobrando as outras duas para os representantes dos municípios.

No passo seguinte, a votação decidiu que as vagas de titulares ficariam com a Corsan, Semae (São Leopoldo) e com a prefeitura de Esteio. Já os suplentes ficaram Comusa (Novo Hamburgo) e Corsan, com as prefeituras de Portão e Esteio empatadas, defendo se alternar na vaga restante durante o mandato de dois anos.

Conforme o presidente do Comitesinos, Arno Kayser, essa foi a primeira vez na história da entidade que uma falta de consenso sobre as vagas levou a decisão para votação dos demais membros. A primeira tentativa foi na assembleia de eleição dos novos membros, no dia 27 de julho. Todas as outras categorias fecharam acordo nesse dia, quando começou uma discussão entre representantes de operadores (Corsan, Comusa e Semae) e representantes das prefeituras.

De um lado, as empresas de saneamento argumentavam que injetavam a maior quantidade de recursos em projetos na região e atendiam o maior número de pessoas. De outro lado, os representantes das prefeituras defendiam que os municípios são os detentores do serviço, apenas repassando-os para as companhias de saneamento.

O impasse chegou a ser levado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e á plenária do Conselho Estadual do Recursos Hídricos, que recomendou ao Comitesinos que, em último caso, a plenária do comitê de Bacia batesse o martelo sobre a questão. O que acabou ocorrendo no último dia 27.

Agora, é esperar para a posse, marcada para setembro, quando haverá também a escolha dos novos presidente e vice do Comitesinos.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul